Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



15 Cuidados especiais com funcionamento elétrico do veículo

Funcionamento elétrico do veículo
67 Flares Twitter 0 Facebook 67 Google+ 0 67 Flares ×

O funcionamento elétrico do veículo precisa de alguns cuidados especiais para garantir o máximo de segurança, e uma boa vida útil da bateria. Continue lendo e descubra agora mesmo uma lista imperdível.

Indicamos para leitura Como fazer uma montagem de um quadro de distribuição e Por que devemos economizar energia?

bateria de carro

bateria de carro

15 cuidados especiais relacionados à bateria.

 

  1. Checar o nível da bateria: O ideal é checar duas vezes a cada três meses, e uma vez por semana se a bateria tem mais de 15 meses de uso.

 

  1. Remover a tampa para verificar o nível de água da bateria: As baterias possuem diversos formatos de tampa, dependendo do fabricante. Algumas são fáceis de retirar – é só puxar; outras são rosqueadas, e precisam de algum objeto para ajudar na remoção.

 

  1. O uso certo da água: A água comum não é apropriada para a bateria, mas sim a opção destilada.

 

  1. Nível de água: Existem baterias que contam com marcações de nível (baixo ou alto). Já há outras que não indicam isso, mas para saber o nível correto, é só observar se ele está um pouquinho acima das bordas que ficam nas placas. Isso pode ser visualizado na hora que você remover a tampa.

 

  1. Nunca adicione muito água destilada: A água precisa completar o nível certo, pois quando ela é colocada em excesso, o funcionamento do motor pode ficar comprometido, e ainda há risco de acidentes.

 

  1. Painel do veículo: Verifique no painel interno quando você dá a partida, se uma lâmpada vermelha continua acesa mesmo ao acelerar.

 

  1. Lâmpada amarela do alternador: Normalmente existe a lâmpada que indica se o alternador permanece funcionando. Mas atenção, pois nem todos os veículos possuem esses indicadores, e eles também podem variar.

 

  1. Validade da bateria: Conheça a validade da bateria, que estará indicada na parte superior dela.

 

  1. Tempo médio da validade das baterias: Geralmente, as marcas nacionais costumam ter dois anos de vida útil. Já as marcas estrangeiras podem chegar até três anos e meio de vida útil.

 

  1.  Limpeza dos polos da bateria: Eles precisam de limpeza com auxílio de uma escova de aço, e um produto que não seja abrasivo e evite corrosões.

 

  1.  Quando o carro ficar muito tempo parado: Não fique ligando o motor por alguns minutos para completar a bateria. Existem carregadores inteligentes, que evitam que a bateria perca a energia.

 

  1. Evite usar cabos de transferência ou dar trancos: Quando a bateria estiver com uma carga pequena ou se o alternador estiver com algum problema, não dê trancos ou faça as conhecidas chupetas. Utilize os recursos apenas em casos de urgência, pois o ideal mesmo é recarregar a bateria ou consertar o alternador.

 

  1. Quando levantar a bateria do suporte: Cuidado para não fazer pressão na área dos lados, pois o movimento pode causar o vazamento, e provocar acidentes.

 

  1.  Antes de trocar a bateria: É essencial verificar toda a parte elétrica do veículo, tal como alternador, motor de arranque, regulador de voltagem e fuga de corrente.

 

  1. Procure um profissional: Peça ajuda profissional para a manutenção e os cuidados da bateria do seu carro, para garantir que ela funcione corretamente com segurança.

O que achou do nosso artigo 15 cuidados especiais com o funcionamento elétrico do veículo?

Deixe os seus comentários e até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


67 Flares Twitter 0 Facebook 67 Google+ 0 67 Flares ×