Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Aprenda sobre instalação de cerca elétrica, tudo detalhado

Como fazer a instalação de cerca elétrica
184 Flares Twitter 0 Facebook 184 Google+ 0 184 Flares ×

Vamos falar de um assunto importante, segurança. Estamos continuamente preocupados com a criminalidade que cresce de forma desordenada em nosso país, razão pela qual surgiram mecanismos de proteção que se tornam providenciais quando buscamos proteger seja um patrimônio ou até mesmo a própria vida. É comum encontrar edifícios ou casas com alarmes, circuitos internos de TV com câmeras que capturam imagens do local e também a cerca elétrica cada vez mais utilizada. Pensando em segurança eficiente, essa última opção apresenta-se como viável por ser prática e de fácil instalação, evitando que empresas, indústrias, residências ou sítios sejam invadidos por meliantes.

O ramo de instalação das cercas elétricas é algo que cresce vertiginosamente, sendo grande a procura pelos mecanismos eficazes no combate ao roubo. Sendo confiáveis, possuem funcionamento que resiste ao tempo com longa duração e desempenhando bem sua função de promover total segurança. Outros fatores positivos são o baixo custo apresentado (investimento pequeno) e o pouco risco oferecido quando pessoas ou animais encostam na mesma. O objetivo principal é assustar o invasor (ladrão), paralisando os movimentos de seus membros superiores, mas nunca provocando sua morte.

Modelos de Cerca Elétrica

Os tipos de cerca elétrica são: convencional e concertina.

Cerca elétrica convencional: Constituída de hastes verticais ligadas entre si através dos isoladores, por fios de aço inox. É o tipo mais comum que pode ser encontrado.

Instalação de Cerca elétrica convencionalCerca elétrica convencional

Cerca elétrica tipo concertina: Arame farpado de alta tensão de ruptura em formato de espiral, contendo lâminas de aço perfurantes e cortantes. Existem em três padrões, distintos entre si pelo equipamento utilizado para fixação e ajuste: simples (assume a forma de espiral), dupla clipada (com espiras entrelaçadas ou travadas entre si) e flat (quando paralela ao muro).

Instalação de Cerca elétrica tipo concertinaExemplo de cerca elétrica tipo concertina

Componentes do Sistema de Segurança

A cerca elétrica possui as seguintes partes que a constituem:

  • Central de Eletrificação
  • Haste Terra
  • Cabo de Alta Tensão
  • Hastes de Fixação
  • Isoladores
  • Fio de Aço Inox
  • Bateria
  • Sirene
  • Placas de Aviso

Central de Eletrificação: Alimentadas pela rede elétrica com 110 ou 220 V, carregam uma bateria de 12 V produzindo pulsos de alta tensão. A energia desse pequeno gerador é convertida em uma tensão que atinge altos níveis (de 8 a 10 kV) porém a corrente resultante é baixíssima, da ordem de 0,002 A, o que não oferece risco letal a qualquer invasor em contato com o sistema de segurança. Os pulsos emitidos são cíclicos (60 a cada minuto) e de curta duração.

Haste Terra: O aterramento justifica mais uma vez sua importância neste sistema elétrico, sendo responsável pelo funcionamento regular dele e qualidade dos pulsos elétricos gerados pela central anteriormente descrita. Utiliza-se hastes de boa qualidade, cujo comprimento deve ser de 1 metro e diâmetro de 5/8”.

Cabo de Alta Tensão: Possui a função de interligar a cerca de aço inox à central que emite os pulsos elétricos. Utiliza-se dois fios, sendo que um destes representa a alimentação da cerca com alta voltagem e o outro corresponde ao retorno para que seja realizado o seu devido controle pela central (comando). Os cabos empregados aqui devem possuir classe de isolamento mínima igual ou superior a tensão de pulso da central.

Hastes de Fixação: Sustentam os isoladores e dão forma à cerca elétrica. Podem ser encontradas em alumínio ou ferro, sendo o espaçamento pré-definido entre elas de no máximo 2,5 metros conforme recomendações. Os orifícios para fixação dos isoladores estão a 17 cm um do outro. Estas hastes são fixadas com parafusos ou chumbadas junto à parede.

Isoladores: Utilizados para sustentar os fios de aço inox que compõem a cerca elétrica e esticá-los de forma adequada. Feitos de polipropileno, proporcionam grande durabilidade e maior classe de isolamento chegando a 15 kV. Devem ser presos às hastes por meio de parafusos.

Fio de Aço Inox: Fornecido em rolos de 500 m, possui diâmetro de 0,5 mm. Seu equivalente é o arame galvanizado e serve para cercar o perímetro que se deseja proteger. Quando a área considerada for muito extensa, recomenda-se uso de fios com secção superior, possuindo melhor resistência mecânica e menor resistência elétrica.

Bateria: Proporciona funcionamento à central mesmo em caso de falta de energia da rede elétrica. Armazenada ou não no interior das centrais de eletrificação pertinentes aos sistemas, essa bateria é do tipo 12 V.

Sirene: Atribui maior confiabilidade ao sistema, alertando o responsável pelo local sobre interrupção na cerca ou aterramento em algum ponto específico. Indica quando houver um problema de qualquer ordem ou possível tentativa de invasão.

Placas de Aviso: Alertam sobre a presença de cerca elétrica. Utilizadas para coibir tentativas de invasão das propriedades particulares, sendo postas nas hastes de fixação a cada 5 metros.

Instalação das Cercas Elétricas (Convencional e Concertina)

A seguir veja como é feita a instalação de um sistema de segurança com cerca elétrica em seus dois formatos. No primeiro vídeo encontramos explicações detalhadas sobre a montagem de um sistema com cerca convencional. No segundo, é indicado como proceder quando o sistema for do tipo que utiliza a chamada cerca “concertina”.

Instalação de Cerca Elétrica convencional: Imagem de Amostra do You Tube

Instalação de Cerca Elétrica concertina:

Imagem de Amostra do You Tube

Enfim, segurança é algo que devemos projetar como fundamental ao nosso bem-estar. Equipamentos modernos estão sendo cada vez mais aprimorados no intuito de auxiliar a todos na difícil tarefa de proteger-se dos infortúnios provocados pela ação de marginais. A cerca elétrica merece destaque como item indispensável a qualquer pessoa que seja prevenida e queira evitar situações que ponham em risco a sua tranquilidade em particular.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

8 Responses

  1. Tatiele diz

    Quem autoriza ou como consigo der autorizado para dar certificação de cerca eletrica? Preciso ser TST?

  2. Ronaldo diz

    Bom dia !

    Gostaria de uma orientação ou desenho quanto a maneira de instalação de mola de recuo do modelo que uma das partes da mola é encaixada no isolador

  3. Daniel diz

    Aqui no meu condomínio o alarme costuma disparar sozinho. O que pode ser?

  4. alex diz

    Qual melhor marca de central, ou seja, kit de cerca eletrica?

  5. Pedro diz

    Por causa de um obstáculo no muro, eu tive que passar o fio mais inferior da cerca no isolador superior, junto com outro fio (mas sem se tocar, claro). Acontece que está havendo fuga (os estalos). O que fazer?

  6. Fernando diz

    Uma dúvida: O arame galvanizado que compramos em casa de material de construção, serve para fazer uma cerca elétrica ou tem que ser uma arame específico

    • Luiz Carlos diz

      Para que não tenha problemas é aconselhável o uso de fio de arame próprio para esse tipo de serviço, sendo o fio de inox, também é importante nos atentar na distância entre e fio e outro para que não ocorra fuga causando assim aqueles pequenos ruídos entre os fios. Também precisa verificar se os fios ficarão numa distancia de no minimo 10cm de qualquer plantação ou base do muro.

    • daniel diz

      Não é aconselhável,uma que os arames ,mesmo sendo galvanizados com o tempo acumulam crostas que dificultam a condução da energia elétrica!o uso do arame em inox é essencial tanto pra qualidade do funcionamento quanto pra sua durabilidade!

POSTAR UM COMENTÁRIO


184 Flares Twitter 0 Facebook 184 Google+ 0 184 Flares ×