Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Aquecedor elétrico – Dicas de instalação,uso e cuidados

Aquecedor elétrico – Dicas de instalação,uso e cuidados
125 Flares Twitter 0 Facebook 125 Google+ 0 125 Flares ×

Você tirou o agasalho do guarda-roupa nos últimos dias, não é mesmo? Até dentro de casa a sensação de frio foi grande, e é nessa hora que um aparelho entra para resolver a sua vida e deixar a sua casa ou a dos seus clientes quentinha. Estamos falando do aquecedor elétrico, um item muito útil, principalmente nas estações mais frias.

Porém, um aquecedor elétrico não é brinquedo. Existem muitos cuidados para que ele não apresente problemas ou riscos como queimaduras, por exemplo. Pensando na importância disso, criamos um guia com dicas para usar e instalar da maneira mais correta e segura. Confira a seguir:

 

Modelos de Aquecedor elétrico

Existem vários modelos de aquecedor elétrico, e você precisa escolher o que seja mais adequado ao ambiente. Há basicamente cinco modelos, que são os elétricos, cerâmicos, à base de água, à base de óleo e ar-condicionado com ciclo reverso. Mas hoje vamos focar no elétrico, combinado?!

Aquecedor elétrico

Aquecedor elétrico

 

Dicas de instalação do Aquecedor elétrico

Nunca coloque o aquecedor elétrico atrás de cortinas ou perto de lugares que podem ser molhados, tais como pia, chuveiro ou máquina de lavar, pois isso pode queimar o aparelho, e em casos mais graves, até causar incêndios.

Use uma tomada exclusivamente para o aquecedor elétrico, nada de usar benjamim para ligar outros aparelhos.

Verifique com um eletricista se a rede elétrica da sua residência suporta a instalação e o uso do aparelho, pois em alguns casos, será necessário reformar a fiação.

 

Dicas de uso do Aquecedor elétrico

  • Mantenha o ambiente fechado enquanto o aquecedor elétrico funciona, pois as correntes de ar deixam o local mais gelado, sobrecarregando os esforços do aquecedor, que acabará gastando mais energia.

 

  • Nunca seque roupas na frente do aquecedor elétrico, pois ele apresentará problemas futuramente.

 

  • Se não tiver nenhuma pessoa no ambiente, não deixe o aquecedor elétrico ligado, economize energia!

 

  • Se o aparelho apresentar algum problema, procure um profissional, e não se arrisque a consertar sozinho.

 

  • Aquecedores móveis precisam ser desligados antes que você os desconecte, para que o aparelho não queime.

 

Curiosidades de Aquecedor elétrico

Qual é a marca ideal?

A marca ideal do aquecedor elétrico vai depender do que você precisa, é fundamental verificar e comparar as vantagens de cada modelo na hora de comprar.

 

O aquecedor elétrico consome muita energia?

Como já era de se esperar o consumo de energia do aquecedor elétrico é o mais alto da categoria, por isso é bacana procurar marcas que contam com modelos mais econômicos, e utilizar apenas nas situações necessárias, afinal, no verão você não precisa aquecer o seu lar, não é mesmo?

 

Eles apresentam muitos ruídos?

Você sabia que o aquecedor elétrico é o que menos causa barulho? Ele é o tipo mais silencioso, ideal para quem não gosta de ficar ouvindo ruídos de equipamentos.

Cuidados com o Aquecedor elétrico

– Na hora de guardar o seu aquecedor elétrico, proteja o aparelho com um plástico para evitar que ele acumule poeira ou apresente um odor desagradável.

– Deixe o aquecedor elétrico sempre longe de crianças, pois ele pode causar queimaduras.

– Não utilize o aparelho perto de objetos plásticos, roupas, móveis ou produtos inflamáveis.

– Apesar de deixar o ambiente quentinho, o aquecedor elétrico torna o ar bem seco. Para evitar problemas respiratórios, coloque uma bacia de água em algum espaço do ambiente, e mantenha assim o ar sempre úmido.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


125 Flares Twitter 0 Facebook 125 Google+ 0 125 Flares ×