Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Bateria de Celular: Saiba quais os riscos para a saúde humana

Saiba quais são os riscos que as bateras de celulares causam a vida humana
87 Flares Twitter 0 Facebook 87 Google+ 0 87 Flares ×

A tecnologia avança e cada vez mais, aparelhos eletrodomésticos adquirem um grau de evolução que traz praticidade à vida de inúmeras pessoas. Objetivando sobretudo a simplicidade atrelada ao uso, os fabricantes de telefones celulares aprimoram seus dispositivos e com isso trazem melhorias diversificadas que incidem na utilização em larga escala destes utilitários. Porém para que possamos desfrutar dos benefícios que eles trazem, é necessária a introdução de bateria alimentadora suficiente ao funcionamento.Vamos conhecer sobre os riscos que essas fontes de energia acarretam à saúde do ser humano e como se prevenir de problemas gerados pelo manuseio inadequado delas.

Uso de bateria no celular: Conceitos Gerais

O progresso introduzido nas comunicações através dos dispositivos de telefonia móvel, expõe indivíduos a inúmeros riscos dos quais muitos deles não possuem o menor conhecimento sobre. Isso é grave, tendo em vista que as fontes produtoras de alimentação para celulares (baterias) constituem-se basicamente de elementos químicos que são na verdade produtos magnetizados. As mais comuns são as de níquel-cádmio (Ni-Cd), resultante dos compostos que integram entre si alguns metais pesados. Tais produtos estão presentes por exemplo na Europa em cerca de 8% do mercado de pequenas fontes para eletrônicos, mas anualmente o volume global cresce algo em torno de 15%.

Conceito sobre o uso de bateria no celular

Bateria utilizada em um aparelho celular da marca Samsung.

E porque tais elementos químicos mencionados costumam ser perigosos?      

Essa pergunta costuma ser feita por muita gente. A falta de conhecimento gera um descaso aonde as pessoas não atentam para o fator crucial a ser considerado: a questão da saúde. Mediante essa ótica, percebemos que ocorre o uso indiscriminado dos aparelhos móveis sem a menor preocupação acerca dos riscos que eles possam oferecer. Aí que consiste o grande perigo! Conheça um pouco sobre as características que tornam os metais perigosos e aprenda a lidar com os mesmos de forma adequada.

Inicialmente podemos dizer que as substâncias presentes em baterias para celular são tóxicas. Portanto é recomendado nunca descartar um produto dessa espécie ao fim da sua vida útil ou que seja destituído de funcionalidade nos lixões, posto que ele pode contaminar os lençóis d’água subterrâneos. Já pensou você utilizar água contaminada, resultante das torneiras contendo alto índice de radiação? Seu organismo sofreria com os efeitos danosos provenientes da ingestão ou manipulação desse líquido.

Veja na ilustração a seguir, mais exemplos de atividades comuns que podem causar contaminação das reservas hídricas em nosso planeta.

substâncias presentes em baterias para celular são tóxicas por isso polui o solo

Exemplos de atividades que provocam poluição da água subterrânea.

Metais Pesados: Um grande risco para a saúde humana

O descarte inadequado das baterias para celulares (e não apenas isto, mas todo e qualquer produto eletrônico) oferece perigos que podem afetar diretamente a saúde dos seres humanos. Os metais pesados mais conhecidos que integram computadores e celulares modernos, produzem diversas doenças cujo grau de risco é considerado bastante elevado. Some-se a isso os prejuízos ao meio-ambiente, por sinal, incalculáveis. Confira a seguir quais efeitos podem ser provocados através da exposição a elementos químicos nocivos.

Mércurio → Metal presente em televisores de tubo, monitores para PC, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e até mesmo em componentes de circuito no computador. Esse elemento é capaz de deteriorar o sistema nervoso, causar perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência.

Chumbo → Metal presente em celulares e também nos monitores para PC, televisores e nos próprios computadores. Elemento capaz de produzir alterações genéticas no organismo, atacar o sistema nervoso, bem como a medula óssea e os rins, podendo inclusive causar câncer.

Cádmio → Metal que encontra-se presente nos mesmos aparelhos que contenham chumbo. Esse elemento pode provocar câncer de pulmão e de próstata, além de anemia e osteoporose.

Berílio → Metal presente em aparelhos celulares e também computadores, causando câncer de pulmão.

 “Tudo que tem bateria, placa eletrônica e fio possui algum material contaminante”, afirma a especialista em gestão ambiental do Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), pertencente ao CCE (Centro de Computação Eletrônica) da Universidade de São Paulo (USP), Neuci Bicov. Maiores informações podem ser obtidas no site do eCycle cujo endereço na web é: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/428-mercurio-cadmio-e-chumbo-os-inimigos-intimos-presentes-nos-eletronicos.html

A reciclagem dos aparelhos ou componentes descartados evitaria os problemas acima referidos, dado que segundo estudiosos o contato entre metais pesados e a chuva ácida de grandes metrópoles, promove o espalhamento destes rapidamente pelo solo nos aterros sanitários. Isso pode contribuir para a contaminação da água em lençóis freáticos a nível subterrâneo.

Confira também o vídeo abaixo, extraído de um canal do usuário Ricardo Borges no Youtube. Assista-o e confira explicações na prática sobre o assunto em questão retratado no artigo.

Imagem de Amostra do You Tube

Conclusões

A vida nos traz inúmeras praticidades com as quais lidamos frequentemente. Quanto mais os aparelhos de telefonia móvel e outros produtos eletrônicos tornam-se evoluídos, maior deve ser nossa preocupação com as questões ambientais e pertinentes à medicina no que tange a doenças. Isso porque no mundo são produzidas anualmente cerca de 40 toneladas de lixo eletrônico, sendo essa estimativa bastante preocupante. Cabe a nós termos consciência de que sabendo dar o destino final adequado aos eletrônicos em geral, conseguimos preservar nossa tão importante saúde, bem como evitar o desgaste do meio-ambiente o qual sofre as consequências de ações egoístas daquelas pessoas que não contribuem para salvar o tão sofrido planeta Terra. Faça portanto você a sua parte desde já para mudar essa triste realidade.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

2 Responses

  1. Renato diz

    Artigo muito interessante. Seria importante que as pessoas soubessem mais do assunto e tivessem mais cuidado na hora de descartar uma bateria usada.

  2. Renato diz

    Artigo muito interessante. Seria importante que as pessoas soubessem mais do assunto e tivessem mais cuidado na hora de descartar uma bateria usada.

POSTAR UM COMENTÁRIO


87 Flares Twitter 0 Facebook 87 Google+ 0 87 Flares ×