Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Caixa de passagem – Um componente insipensável nas construções

Caixa de passagem – Um componente insipensável nas construções
231 Flares Twitter 0 Facebook 231 Google+ 0 231 Flares ×

A caixa de passagem é um dispositivo responsável por realizar, proporcionar e organizar uma distribuição de cabos, fios e conexões elétricas de forma segura e orientada com especial aplicação no momento em que eles necessitam mudar de direção numa instalação. Os seus formatos e conexões podem variar dependendo da aplicação que cada construção requisitar.

Aterramento a caixa de inspeção – dicas, passo a passo
Como substituir uma caixa de fusível por uma de disjuntor – passo a passo
Como substituir uma caixa de fusível por uma de disjuntor – passo a passo

Por meio da caixa de passagem passam e podem ser centralizados os fios que farão em seguida o devido encontro com outros frios, interruptores, tomadas ou lâmpadas. No espaço destinado a passagem se pode emendar ou terminar as linhas de cabos, redes e fios, aplicadas na alimentação elétrica, comunicação, industrial, esgoto entre outros tipos.

O seu interior permite que a fiação seja instalada de forma subdividida em partes menores, possibilitando um maior conforto e segurança para se realizar manutenção nos fios e cabos quando houver a necessidade.

Em sua construção ou reforma você poderá verificar que estão disponíveis no mercado diversos modelos e tamanhos diferentes da caixa, porém pesquise bem e verifique junto a um mestre de obras se necessário qual seria a melhor solução em caixa de passagem que se adequa a sua real necessidade, uma de menor porte ou uma de maior porte, duas, quatro ou três conexões e por ai vai.

Procure também saber a relação de custo benefício verificando o preço e se existem certificação de normatização do INMETRO, isso lhe passará bastante confiança e certeza de ter uma instalação seguro em seu ambiente predial, residencial, comercial ou industrial.

Além de serem embutidas nas paredes para a passagem e fixagem de fios e cabos, existem modelos que permitem que interruptores e tomadas também sejam instaladas e nas ocasiões de instalação no teto para passagem de fios de iluminação, ar-condicionado e lâmpadas será necessário uma adequação com a instalação de um lustre ou um spot.

caixa-de-passagem

 

 

 

 

 

 

A imagem acima ilustra bem como uma caixa de passam pode ser instalada em uma parede de uma construção. Perceba que é através de uma espécie de cano ou cabo plástico que é feita a passagem de fios que irão encontrar outros fios ou então realizar conexões com interruptores ou tomadas para permitir uma distribuição elétrica mais segura.

Sua aplicabilidade pode abranger e se adaptar bem a basicamente qualquer tipo de alvenaria e material de construção, sendo assim um aparelho indispensável nas construções de hoje em dia.

Fios de rede de telecomunicação, fios de telefone entre são otimizados e munidos de uma fácil instalação em construções  como praças públicas, estádios, edifícios, lojas, shoppings, fábricas, indústrias, casas, hospitais, farmácias entre outros graças a caixa de passagem que vem sendo bastante desenvolvida em termos de tecnologia e material estrutural nos últimos tempos, fazendo-se resistentes a mudanças de temperatura e umidade.

A vantagem de se utilizar uma caixa de passagem está na possibilidade de reparar as conexões de fios quando necessário de forma mais fácil e ágil, porque em vez deles estarem separados em determinada situação da instalação elétrica eles ficam centralizados em um só ponto permitindo o acesso do operador e eletricista responsável pela manutenção do sistema elétrico.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. Aloisio diz

    Você sabe se essa caixa de passagem azul na imagem é boa?

POSTAR UM COMENTÁRIO


231 Flares Twitter 0 Facebook 231 Google+ 0 231 Flares ×