Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Cálculo de Instalações Elétricas para Secadores de Cabelo – passo a passo

Cálculo de Instalações Elétricas para Secadores de Cabelo
34 Flares Twitter 0 Facebook 34 Google+ 0 34 Flares ×

Em estabelecimentos onde o uso de secador é feito com frequência é necessário fazer o cálculo de instalações elétricas própria para essa finalidade. Em casa, o uso pode ser feito de forma normal, por que ele não consumirá tanto assim a energia, mas em salões de beleza, por exemplo, é necessário muito cuidado, ainda mais quando mais de um aparelho é ligado na mesma hora.

Motobomba trifásica – chave de nível inferior e superior
Como passar um cabo de energia – dicas, passo a passo
Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères

Quem vai abrir um salão ou um estabelecimento onde o uso do secador será constante é indicado um profissional, de preferência um engenheiro elétrico para que ele possa avaliar as condições e poder entregar a instalação correta para você utilizar e sem ter nenhum tipo de problema devido o excesso de uso.

Se o salão tiver três cadeiras para atendimento, o ideal é que exista três tomadas separadas das outras apenas para o uso do secador de cabelo, para evitar que haja algum dano tanto para o aparelho quanto para a rede elétrica.

O cálculo de instalações elétricas para secadores de cabelo pode ser feito tanto por um engenheiro como também por um eletricista, tudo vai depender do conhecimento que ele já tem. Saiba que esse cálculo não é difícil de fazer, mas desde que a pessoa saiba sobre o assunto. Certifique-se que o profissional escolhido seja qualificado e possua os requisitos necessários para tal função.

A própria ABNT informa os dados a respeito dessa instalação, e isso se dá por que quando uma tensão é de 110 volts isso significa que ela utiliza 54,54 ampéres, e quando a tensão é de 127 volts a corrente utiliza 47,24 ampéres. Logo, existem padrões para todos os tipos.

Cálculo de Instalações Elétricas para Secadores de Cabelo

Cálculo de Instalações Elétricas para Secadores de Cabelo

A ABNT passa os seguintes dados em relação a essas instalações elétricas:

  • Cabo condutor de 1,5 mm² suporta sem aquecer 15,5 ampères;
  • Cabo condutor de 2,5 mm² suporta sem aquecer 21,0 ampères;
  • Cabo condutor de 4,0 mm² suporta sem aquecer 28,0 ampères;
  • Cabo condutor de 6,0 mm² suporta sem aquecer 36,0 ampères;
  • Cabo condutor de 10,0 mm² suporta sem aquecer 50,0 ampères.

Esses são os dados padrões da ABNT. Logo, percebe que a instalação correta faz referência ao tipo de calibre ou bitola que será usado. Esse calculo quem deve fazer é um profissional da área, somente ele para medir corretamente de acordo com a utilização que será feita no ambiente.

O calculo é importante por que ele permite que uma instalação seja feita de modo a atenção a necessidade de uso diário. Isso evitará uma série de problemas, principalmente com relação a queima de produtos, e até mesmo pequenos estouros por causa da sobrecarga. Logo, é necessário ter bastante cuidado com isso, e uma instalação bem feita faz toda a diferença, então compensa você investir um pouco nessa questão para ter algo bem feito e que não trará problemas sérios posteriormente.

Muitas pessoas buscam apenas preço, mais na hora de buscar o profissional escolha aquele que una preço e qualidade para evitar que você tenha problemas futuros na sua instalação elétrica causados por cálculos errados.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

2 Responses

  1. Joaquim Ribeiro diz

    Amperagem?
    Voltagem?
    Com quem você aprendeu a falar assim?

  2. Ernesto Júnior diz

    Simplesmente admiro o teu trabalho,me tem sido muito útil.
    Saiba que tem um seguidor de Maputo-Moçambique.

POSTAR UM COMENTÁRIO


34 Flares Twitter 0 Facebook 34 Google+ 0 34 Flares ×