Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Climatizar (climatizador) o ar x Ar condicionado portátil, quais as diferenças

Climatizar (climatizador) o ar  x Ar condicionado portátil, quais as diferenças
16 Flares Twitter 0 Facebook 16 Google+ 0 16 Flares ×

Saber a diferença de climatizar e um ar condicionado portátil é indispensável, para não errar na hora de fazer sua compra.

É importante que você saiba que os aparelhos de ar condicionado portáteis são tão eficientes quanto aqueles fixados à parede, sendo destinados ao mesmo fim: resfriar o ambiente em dias quentes. Eles ainda oferecem a vantagem de poder ser utilizados em vários espaços. É importante, antes de tudo, entender o conceito de portátil aplicado ao ar condicionado. O equipamento vai requerer um tubo extensor acoplado a uma janela ou a um espaço na varanda. É esse tubo que faz a troca de calor entre o ambiente externo e o interno.

Como fazer a limpeza de ar condicionado
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Aprenda a calcular seu consumo de energia

Climatizar o ar x Ar condicionado portátil, quais as diferenças

Ele é ideal para pequenos ambientes, para aqueles que possuem mais de uma casa (muito boa a ideia de poder levá-lo para a casa de praia ou de campo) ou para quem não tem necessidade de alterar a temperatura de mais de um ambiente ao mesmo tempo.  Além disso, há economia na medida em que não há a necessidade de pagar pela instalação. De simples manuseio, o aparelho dispensa técnicos.

E se pouco tempo atrás o ar condicionado (portátil ou não) reinava absoluto na preferência dos brasileiros, competindo talvez somente com os ventiladores, atualmente, ele ganhou um concorrente à altura. O umidificador de ar foi conquistando aos poucos terreno e hoje é possível dizer que divide o pódio com os aparelhos condicionadores de ar.

Embora pareçam servir para os mesmos fins, o consumidor deve ter em mente que, prioritariamente, o umidificador difere-se do ar condicionado por ser um aparelho cuja função básica é manter a umidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para o ser humano. Recomenda-se que a umidade seja mantida em 60% para que haja conforto respiratório e sensação de bem-estar. Então, se você mora em locais em que a umidade relativa do ar já é baixa, não pense em outra opção: vá de umidificador, já que o ar condicionado provoca a redução da umidade do ambiente.

Outra grande diferença entre os dois aparelhos relaciona-se ao consumo de energia. Um bom umidificador consome 9 vezes menos energia que um ar condicionado portátil com a mesma capacidade de redução de temperatura

Climatizador de ar x Ar condicionado portátil, quais as diferenças – Tipos

Evaporadores – Transmite o vapor de água em pequenas quantidades para o ar, fazendo-o passar por um meio esponjoso umedecido;

Ultrassônico – Transforma água em vapor d´água através de vibrações ultrassônicas;

Névoa Fria – Transmite umidade para o ar através de uma névoa fria, que é produzida quando a água passa por uma força centrífuga.

Os umidificadores se diferem no que diz respeito à sua potência, melhor dizendo, alcance. O alcance é a área que o umidificador cobre, que é, em média, 25 metros. O consumo do umidificador é consideravelmente menor do que qualquer aparelho de ar-condicionado. Outra vantagem do umidificador é que, como ele funciona em locais aberto, onde o ar pode circular, é a melhor opção para pessoas alérgicas.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


16 Flares Twitter 0 Facebook 16 Google+ 0 16 Flares ×