Como montar um quadro de comando eletrico – parte 2

comando eletrico
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A montagem de um comando eletrico não é uma tarefa tão fácil como parece, isso porque ela exige o máximo de atenção do eletricista, até nos mínimos detalhes ele tem que ficar atento. Esta atenção é necessária, pois o painel de comando ira trabalhar sozinho ou de forma manual continua, e assim deve-se prestar atenção não somente na funcionalidade do que foi programado, mas também no designe e segurança.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Por causa disto desenvolvemos este artigo, nele você verá alguns detalhes que fazem total diferença na hora de realizar a montagem de um painel de comando, e assim ficar tranquilo em relação ao seu trabalho feito.

Aqui neste poste separamos dicas sobre os padrões, algumas das melhores praticam e algumas dicas que vai lhe ajudar a montar um painel de comando.

Componentes do painel de comando

De um modo amplo sobre o assunto, os painéis de comando elétrico possuem alguns componentes que estarão presentes em todos os painéis e alguns deles são mais específicos. De um modo geral, um painel elétrico contem:

  • Condutores
  • Reles
  • Alarmes
  • Sinaleiros
  • Bornes
  • Chave comutadora
  • Soft starter

Diferença entre montagens de painéis de comando eletrico

Ao parar para analisar a montagem de um painel de comando vamos ter uma divisão entre os painéis de comando de alta potência e painéis de controle eletrônico, cada um deve seguir uma linha de raciocínio e de projeto especifico, isto é:

Se formos analisar um painel de comando para um motor de potência maior que 7hp, nos iremos ter que elaborar um painel com um soft starter adequado ou então sistema entre triangulo, realizando assim a logica por contadores e relés.

Ela é a mais utilizada em uma boa maioria da parte das aplicações são a chave soft starter, ela possibilita que você faça um aumento gradual na velocidade do motor, além disso, ela lhe oferece maior numero de dados e protege mais seu motor, isso por que ela não sofre tantos golpes bruscos.

Para tais situações, a opção do uso de um CLP, essa aplicação de componente num painel de comando requer bastante atenção, isto por que, mesmo que um CLP possa funcionar em uma função reversa, ele precisa de muita atenção em sua instalação.

Como pode ser fixado o CLP?

A Distribuição da Aparelhagem em automatismo de pequenas complexidades opta-se normalmente pela distribuição da aparelhagem, na base de fixação de platina, de acordo coma origem dos aparelhos no circuito de potencia.

As canaletas são as responsáveis pelo acionamento dos condutores do painel, incorporando estética e até mesmo facilitando a manutenção e limpeza do painel.

Os quadros têm como finalidade proteger os quadros elétricos e também evita que ocorra acidentes, como choques elétricos ou outro dano aos componentes e condutores.

Existem variados tipos de painéis e quadros elétricos, cada um serve para uma determinada aplicação.

Os terminais são indispensáveis em circuitos de comandos, por aumentar a estética do painel, e principalmente a resistência mecânica dos condutores nos contatos fixos dos componentes, evitando assim o mau contato e consequentemente o aquecimento.

Para que evite problemas, os terminais devem ser escolhidos corretamente de acordo com a utilização e devem estar crimpados corretamente com os equipamentos apropriados.

São conhecidos também como PG, as prensas são essenciais para a proteção interna de um painel, tanto comandado por proteção, potencial, etc. Este também ajuda a prevalecer à estética do painel.

Saiba mais sobre os comandos eletricos clicando aqui.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *