Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Conheça um pouco mais sobre A Aplicação e Funcionamento dos Comandos Elétricos

Conheça um pouco mais sobre A Aplicação e Funcionamento dos Comandos Elétricos
907 Flares Twitter 0 Facebook 907 Google+ 0 907 Flares ×

Saiba mais sobre os elementos essenciais para aplicação e funcionamento dos comandos elétricos indispensável na eletricidade

Conheça um pouco mais sobre A Aplicação e Funcionamento dos Comandos Elétricos

Conheça um pouco mais sobre A Aplicação e Funcionamento dos Comandos Elétricos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No estudo da eletricidade, os comandos elétricos são encarregados se realizar o uso devido da energia gerada após todo o processo de redução de tensão e transporte para o consumo mais comum.

 

Os comandos elétricos assim possuem a função de conduzir corrente elétrica em motores elétricos em circuitos elétricos, trabalhando com motores como motores de passo, corrente contínua e motores síncronos.

Comandos Elétricos e sua composição – importâncias, dicas
Como se instala um disjuntor DR (diferencial residual)? dicas, passo a passo
Como dimensionar disjuntor trifásico – dicas, passo a passo

 

Num painel elétrico de operação, os principais objetivos dos comandos elétricos são: propiciar a proteção do operador e favorecer a lógica nos comandos.

 

Partindo deste princípio fundamental, os comandos elétricos seguem um esquema básico para acionar um motor elétrico, conforme descrito abaixo das quais podemos destacar as seguintes etapas:

 

  • Seccionamento: Esse elemento só poderá ser manipulado quando estiver sem carga para garantir a segurança do operador. Ele serve para realizar manutenção e operações de verificação no circuito.

 

  • Proteção contra correntes de curto-circuito: São meios ou dispositivos que visão garantir a proteção dos condutores no circuito em sua extremidade interna e externa.

 

  • Proteção contra correntes de sobrecarga: serve para realizar a proteção das bobinas que estão envoltas ao motor.

 

  • Dispositivos de manobra: Tem a função de desligar o motor, evitando com isso que o operador tenha contato com o circuito da potência onde há a passagem da corrente maior.

2

 

 

 

 

 

 

 

Principais componentes que envolvem os Comandos Elétricos

 

Um painel elétrico dispõe de uma configuração extensa com uma variedade de potências e voltagens com ferramentas destinadas a comandos específicos e aplicabilidade específica de acordo com a situação em que os comandos elétricos se mostrarem necessários. Abaixo você pode acompanhar uma descrição dos mesmos:

3

 

 

 

 

 

  • Relés

 

Os relés são interruptores eletromecânicos que possuem a função que agem no circuito quando a corrente passa pela bobina interna deles. Suas aplicações são extensas, mas seu mecanismo básico é ligar e desligar circuitos.

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Fusíveis

 

Os fusíveis são elementos eletromecânicos nos comandos elétricos bastantes utilizados nas estruturas elétricas de diversos prédios, construções e estabelecimentos. Sua principal função no circuito é protegê-lo contra eventuais queimas, curtos-circuitos ou sobrecargas evitando assim acidentes domésticos, perdas financeiras entre outros transtornos.

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Botão de Comando

 

O botão de comando tem uma função especial nos circuitos elétricos funcionando como uma chave especial onde através de uma mola quando ele é acionado retorna para posição original. Age nos circuitos realizando o controle elétrico DESLIGANDO e LIGANDO os sistemas.

6

 

 

 

 

 

 

 

  • Disjuntores

 

Os disjuntores são elementos eletromecânicos que realizam o trabalho de proteger o circuito contra sobrecargas e curtos-circuitos que são oriundos de desestabilizações na temperatura de onde é operado o circuito ou até mesmo de falhas internas.

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Contadores

 

Os contadores possuem um funcionamento semelhante aos relés.  Ele é um dispositivo eletromecânico de comando elétrico podendo ser operado a distância, sua função principal é controlar a passagem de correntes intensas. Sua aplicação é ideal em motores elétricos de alta potência.

 

8

 

  • Relé de Sobrecarga

 

Este tipo de dispositivo serve para proteger contra sobrecargas e curtos-circuitos. Seu funcionamento se dá pela sua dilatação diante de uma corrente acima do suportado pelo circuito.

 

 

Simbologia dos Comandos Elétricos

 

De maneira geral os comandos elétricos seguem uma simbologia padrão necessária para operar os comandos e realizar o uso adequado da corrente elétrica em circuitos, como você pode conferir abaixo:

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comandos elétricos são elementos essenciais em qualquer manipulação e operação elétrica de pequena, média ou complexa aplicabilidade, e conhecer os suas ferramentas e informações básicas é essencial para a correta operação de circuitos e instalações nas mais diversas obras e estruturas elétricas presentes por toda a parte nas cidades e conglomerados industriais.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


907 Flares Twitter 0 Facebook 907 Google+ 0 907 Flares ×