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Comandos eletricos
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Esquemas de comandos eletricos: partida direta e indireta

Como vamos tratar principalmente do modulo de força nesse artigo, onde os motores elétricos são representados, temos que falar também os devidos dispositivos de proteção. Esses dispositivos, sendo alguns deles listados abaixo, devem ser ligados em série com cada fase do motor, de modo a proporcionar condições mais seguras de operação.
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  1. Relé térmico

É um dispositivo sensível ao aumento de temperatura, construído com lâminas bimetálicas que se formam e abrem o circuito caso a fase do motor se aqueça excessivamente. Tem a vantagem que sempre pode ser reutilizado.

  1. Fusível

Consiste num metal com temperatura de fusão conhecida, com encapsulado por uma redoma de vidro ou material plástico isolante. Ao sofrer aquecimento suficiente, esse metal derrete, interrompendo a passagem de corrente elétrica e protegendo a fase do motor.

  1. Partida direta: conceitos básicos

Sabemos que ao ligar o motor que estava inicialmente parado ocorre um pico de corrente de 6 a 10 vezes maior que a corrente de trabalho do motor em funcionamento. Essa energia é necessária para que desative o modo inércia inicial do motor, e se normalizar quando ele é acelerado ate sua velocidade de operação. Essa parida elétrica é simplesmente ligar as bobinas do motor na fonte de corrente elétrica.

  • Vantagens e desvantagens da partida direta

A partida direta necessita de uma quantidade reduzida de componentes. Mas é necessário o superdimensionamento dos dispositivos para resistir à corrente inicial, portanto acaba desgastando muito o motor.

  1. Partida indireta: conceitos básicos

A partida indireta busca reduzir o pico inicial de corrente. Consiste em ligar o motor de modo a passar menos corrente no inicio, mesmo o motor acabando de sair da inércia. Logo após muda a ligação das bobinas com comandos elétricos, para que a corrente total atravesse o motor e ele desenvolva a rotação normal.

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