Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Comandos Elétricos e sua composição – importâncias, dicas

Comandos Elétricos e sua composição - importâncias, dicas
458 Flares Twitter 0 Facebook 458 Google+ 0 458 Flares ×

No meio dos processos da eletricidade de potência, a área industrial é, com certeza absoluta, a com papel fundamental, já que possui a maior parte da conversão de energia elétrica em outras formas de energia. Desta forma, a indústria é o local das ações feitas pela maior parte dos profissionais especializadas no setor elétrico tanto no que se refere a projetos de comandos elétricos, implantação de acessórios e equipamentos quanto na automação industrial.

Veja Instalações Elétricas: Montagem de um Quadro de Distribuição

Ainda neste setor de atuação está o segmento de Comandos Elétricos que tem técnicos e procedimentos que são utilizadas para controlar e/ou acionar máquinas e diferentes equipamentos. Os comandos elétricos são constituídos decomposto de circuito de força, no qual é possível achar cargas, tais como motores elétricos trifásicos, e ainda conta com circuito de comando, que possui as lógicas de ligação de dispositivos de manobras e proteção, tais como botoeiras e sinaleiras.

Comandos Elétricos e sua composição - importâncias, dicas

Comandos Elétricos e sua composição – importâncias, dicas

Importância dos comandos elétricos no setor industrial

Atualmente, a maioria absoluta das indústrias, independentemente de seu porte e/ou nacionalidade, conta com um bom desenvolvimento de automação. Já para o cidadão comum, é norma que as corporações cortem despesas e reduzam seus empregados, já que com o preço cobrado pelos materiais aos seus clientes, no fim do procedimento de produção, tudo acaba sendo gerando de forma mais barata, enquanto que se houvesse mais empregados ao invés de tanto maquinário, esses produtos sairiam bem mais caros, já que um empregado significa mais despesas para o dono do empreendimento do que uma máquina.

Comandos Elétricos e sua composição - importâncias, dicas

Comandos Elétricos e sua composição – importâncias, dicas

Composição dos comandos elétricos

Os comandos elétricos são feito por várias peças, não somente os que efetuam o comando em si. Podem ser destacados: a proteção, que tem como missão primordial defender o circuito contra irregularidades, distribuição e condutores que geralmente ocorre através da distribuição da alimentação em um painel, onde é feita após uma proteção geral, a distribuição da alimentação em um painel, é feita após uma proteção geral, dispositivos de controle que tratam de controlar todo o funcionamento do circuito, dispositivos de acionamento que tem como função fazer com o que circuito entre em sua rotina de trabalho, ou mudar o estado do mesmo circuito, componentes auxiliares e sensores que tem como papel a manipulação de equipamentos e/ou máquinas, além de documentação e manutenções.

O desenho de um projeto de diagrama é fundamental para a montagem correta dos circuitos, ajudando o eletricista ou profissional responsável a executar o trabalho de forma eficiente. O cuidado é essencial durante todo o projeto do diagrame de comando e potencia, assegurando a segurança na prática.

Recomendo Como fazer a medição da corrente do aterramento – dicas, passo a passo

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


458 Flares Twitter 0 Facebook 458 Google+ 0 458 Flares ×