Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como adicionar capacitores em paralelo e em série – passo a passo

Como adicionar capacitores em paralelo e em série - passo a passo
502 Flares Twitter 0 Facebook 502 Google+ 0 502 Flares ×

Armazenar a carga (corrente elétrica) é muito importante em diversos circuitos, principalmente nos que envolvem a eletrônica. Capacitores elétricos são responsáveis por armazenar uma quantidade grande de carga elétrica, para que então ela seja liberada apenas quando o circuito necessita, sendo dessa forma fundamental em circuitos elétricos.

A necessidade acontece, pois os condutores isolados não contam com a capacidade de armazenar grandes cargas elétricas, e até mesmo pequenas cargas que aumentam o campo elétrico, ou seja, o condutor acabará descarregando de forma muito mais rápida.

O passo a passo para adicionar capacitores em paralelo e em série poderá ajudar bastante para descobrir todo o potencial, assim como as suas propriedades.

Da mesma forma que os resistores, os capacitores podem ser associados de três maneiras: em série, paralelo ou misto. Hoje falaremos dos capacitores em paralelo e em série.

 

CAPACITORES EM SÉRIE

Nesse caso, um capacitor e a sua armadura positiva são ligados com outro capacitor e a sua armadura negativa, de forma sucessiva.

 

CAPACITORES EM PARALELO

Já os capacitores em paralelo têm suas placas positivas ligadas entre si, assim como as negativas.

 

E o papo não termina por aqui, confira a seguir como adicionar capacitores em série e em paralelo passo a passo:

 

ADICIONAR CAPACITORES EM SÉRIE – PASSO A PASSO

  1. Escolha quais serão os capacitores ideais para o seu circuito, e lembre-se que essa decisão é muito importante e deve levar em conta as propriedades do seu capacitor individual.

 

  1. Com o auxílio de um clipe, ligue um capacitor à extremidade do circuito.

 

  1. Com outro clipe, prenda outro capacitor à extremidade oposta do primeiro capacitor.

 

  1. Siga os mesmos passos acima para adicionar os capacitores necessários, e lembre-se que para que eles sejam considerados “em série”, precisam ser consecutivos, sem nenhum outro tipo de componente.

 

  1. Feito isso, o seu capacitor em série estará devidamente adicionado.

 

ADICIONAR CAPACITORES EM PARALELO – PASSO A PASSO

  1. Escolha os capacitores que sejam ideais para o circuito.

 

  1. Com ajuda de um clipe, prenda uma seção de fio pequena na extremidade do circuito.

 

  1. Em cada capacitor usado, você deverá prender uma das suas extremidades a essa nova seção de fio, pois o grupo ficará em paralelo.

 

  1. Na ponta oposta do primeiro fio, você deverá adicionar outra seção de fio para então prender com clipes adicionais os capacitores.

 

  1. Continua seguindo os passos para prosseguir com o restante do circuito, desde a extremidade do segundo fio. Os pontos de junção serão os que os novos fios se encontrarão com o restante do circuito.

 

  1. Feito isso, os capacitores em paralelo estarão devidamente adicionados.

 

ADVERTÊNCIAS E DICAS

  • Procure sempre por um eletricista qualificado para a realização de qualquer serviço de elétrica.

 

  • Esse tema pode cair bastante em alguns cursos da área, e vale se aprofundar em cálculos de associação para compreender melhor os capacitores.

 

Gostou? Então deixe os seus comentários e continue nos acompanhando, pois temos muitas novidades imperdíveis para você. Não se esqueça de deixar também as suas sugestões.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


502 Flares Twitter 0 Facebook 502 Google+ 0 502 Flares ×