Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como conectar um circuito eletrico em série simples – dicas

Como conectar um circuito eletrico em série simples - dicas
382 Flares Twitter 0 Facebook 380 Google+ 2 382 Flares ×

O circuito eletrico em série simples pode ser entendido como um circuito que conta com apenas um caminho, responsável pela passagem para a corrente que começa na fonte, passa pela carga e retorna novamente para a fonte.

Para deixar ainda mais claro o conceito de um circuito eletrico em série simples, podemos pensar na fiação de uma lâmpada, por exemplo, que ilustra perfeitamente. No caso da lâmpada, a corrente começa a partir da tomada, que fica na parede, depois a fonte de energia, que vai do fio ao interruptor, e segue do interruptor para a lâmpada, depois à carga, e retorna então para a lâmpada.

Uma luminária que seja controlada apenas por um interruptor, também é outro exemplo de um circuito eletrico em série simples.

 

Continue lendo e descubra como conectar um circuito eletrico em série simples:

  1. Comece desligando o disjuntor, e então feche o painel de serviço, para se certificar de que ninguém irá ligar o disjuntor enquanto você precisar trabalhar com o circuito, evitando assim acidentes.

 

  1. Pegue os dois condutores neutros, que tem fios brancos e os emende na caixa do interruptor. Desencape 2 cm para o isolamento de cada um dos condutores, e em seguida, segura as pontas que foram desencapadas, uma ao lado da outra, torcendo-as de forma firme, em sentido horário, com auxílio do alicate. Instale então um prendedor para o fio, sobre a área da emenda, e não se esqueça de verificar se há cobre na área externa do prendedor. Remova o prendedor, e caso a emenda fique com metal visível, apare. Finalize prendendo ao fio, e enrolando com fita isolante.

 

  1. Prossiga com uma emenda que tenha 3 divisões, que começa nos outros 2 condutores terra que estão desprotegidos na caixa. O ideal é usar 15 cm de condutor desencapado (cobre). Realize a emenda, da mesma forma como você fez anteriormente, só que agora não há necessidade de verificar se o fio passa ou de enrolar a fita.
  2. Siga desencapando mais 2 cm para o isolamento dos dois fios pretos (em suas pontas), na caixa de serviço, e então faça um “laço” nos condutores desencapados, em suas pontas, com auxílio de alicate. Faça um laço na área da ponta desencapada.

 

  1. Agora será a hora de fazer a conexão do fio preto ao parafuso de latão, que se encontra no interior do interruptor. Deixe um laço em sentido horário, ao redor do parafuso, e o aperte sem pressionar muito.

 

  1. Siga conectando o fio preto à luminária, de uma maneira parecida com o parafuso de latão.

 

  1. Conecte o condutor (terra) que está desprotegido ao parafuso que é verde, e pode ser localizado no interruptor pela sua forma octógona.

 

  1. Quando todos os fios estiverem conectados no interruptor, em seus terminais, é indicado enrolar um pouco de fita isolante para proteção, e prender o interruptor novamente na caixa.

 

  1. Agora é hora de emendar os condutores preto e branco aos respectivos fios da caixa de tomada, na luminária.

 

  1. Siga emendando o condutor da luminária (terra) ao terra do sistema, e então prenda a luminária novamente na caixa de entrada.

 

  1. Ligue novamente o disjuntor do circuito e pronto, trabalho finalizado!

Recomendo ->
Como montar um transformador monofásico
Como dimensionar um disjuntor
Como dimensionar disjuntor trifásico
Como fazer a conexão elétrica correta
Gostou? Compartilhe!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


382 Flares Twitter 0 Facebook 380 Google+ 2 382 Flares ×