Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como conectar um gerador portatil a uma casa – dicas, passo a passo

Como conectar um gerador portatil a uma casa - dicas, passo a passo
178 Flares Twitter 0 Facebook 178 Google+ 0 178 Flares ×

Um gerador portatil pode ser muito útil, pois ele consegue fornecer energia elétrica a uma residência em casos de emergência, quando a fonte principal de energia conta com algum tipo de problema.

Antes de começar, lembre-se que um gerador portatil não consegue fornecer energia suficiente para todos os aparelhos de uma casa, mas sim para algumas opções mais essenciais, tais como geladeira, lâmpadas, TV, etc.

 

COMO CONECTAR UM GERADOR PORTATIL A UMA CASA – PASSO A PASSO

  1. O primeiro passo é identificar quais são os aparelhos que demandam energia que serão essenciais. Um gerador comum, por exemplo, com potência de 2.2 KW será suficiente para ventiladores, geladeira ou TV. Normalmente, a potência é descrita no gerador, fique atento, pois ela definirá a energia que será fornecida durante 12 horas.

 

  1. Coloque os aparelhos que deseja usar em uma lista, assim como a voltagem de cada um deles para saber qual será a média de consumo na necessidade de usar o gerador. Cuidado com aparelhos desnecessários em urgências. Um forno micro-ondas, por exemplo, pode consumir 1500 watts, já um circuito de lâmpadas completo 150 watts. Grande diferença, não é mesmo? Uma geladeira, que provavelmente será indispensável, deve consumir algo em torno de 1500 watts, lembrando que o capacitor aumenta a sua voltagem de forma temporária.

 

  1. Escolha o sistema de fiação certa, e lembre-se neste momento de que o trabalho precisa ser realizado por um eletricista.

 

  1. Escolha um interruptor, de preferência que seja de transferência manual.

 

  1. Instale a caixa de interruptor caso o local ainda não possua.
  2. Leia o manual de instruções do aparelho cuidadosamente. Alguns geradores são movidos à gasolina, ou seja, o combustível é altamente inflamável e o manuseio inadequado por provocar incêndios e diversos perigos. Nunca conecte o gerador diretamente à caixa de fusíveis e a máquinas como a de lavar ou de secar roupa.

 

  1. Deixe o gerador bem longe da casa, utilizando o cabo que vem com o aparelho, pois essa distância é necessária para evitar perigos.

 

  1. Ligue o gerador na caixa do interruptor, de acordo com as orientações do fabricante.

 

  1. Ligue o cabo que vem com o aparelho para que o gerador seja conectado a casa.

 

  1. Verifique se a válvula do aparelho está posicionada de maneira correta.

 

  1. Siga as instruções para dar a partida no motor do gerador.

 

  1. Alterne os sistemas, da sua caixa na alavanca principal para a alavanca do gerador.

 

  1. Levante cuidadosamente as alavancas do sistema escolhido.

 

  1. Para usar novamente a energia principal, basta inverter a ordem.

 

ADVERTÊNCIA!

É importante entrar em contato com um eletricista ou um profissional especializado em geradores;

Além do perigo elétrico, ainda estamos falando de um gerador movido a combustível inflamável, então todo o cuidado é fundamental, além de seguir especificamente todas as orientações do fabricante.

 

Quer conferir mais dicas bacanas como essa? Deixe os seus comentários e sugestões abaixo. Estamos ansiosos para saber a sua opinião.

Até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


178 Flares Twitter 0 Facebook 178 Google+ 0 178 Flares ×