Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como determinar se o terminal superior de um disjuntor é par ou ímpar

COMO DETERMINAR SE O TERMINAL SUPERIOR DE UM DISJUNTOR É PAR OU ÍMPAR
658 Flares Twitter 0 Facebook 658 Google+ 0 658 Flares ×

O disjuntor é elemento muito importante para a segurança do fornecimento de energia, já que eles conseguem cortar a eletricidade rapidamente na ocorrência de algum problema. Além de salvar os seus equipamentos elétricos, os disjuntores ainda são responsáveis por prevenir os perigosos choques elétricos, que quando acontecem podem provocar acidentes sérios.

Em painéis elétricos verticais e horizontais comuns, podemos observar os disjuntores, e a maioria deles contam com um número que pode ser par ou ímpar. Esses números identificam o circulo que cada um deles controla.

Apesar de alguns disjuntores já contarem com um rótulo que tem a indicação do número par ou ímpar, há algumas opções que não possuem, e pensando nelas, apresentamos algumas dicas para identificar de maneira fácil se o terminal superior do seu disjuntor é par ou ímpar.

Veja também Como colocar o disjuntor em uma fase diferente e Como funciona as Discadoras para Alarmes.

disjuntor residencial

disjuntor residencial

COMO IDENTIFICAR SE O DISJUNTOR É PAR OU ÍMPAR

  1. Abra cuidadosamente as portas para ter acesso aos disjuntores, e então determine se eles estão alinhados de maneira horizontal ou vertical;

 

  1. Se os disjuntores são horizontais, você precisará olhar para a linha superior. Na linha superior, o primeiro disjuntor da esquerda será ímpar, ou seja, número 1. Da esquerda para a direita, os outros disjuntores seguem a sequência padrão de números ímpares, de acordo com a quantidade de disjuntores.

 

  1. Caso os disjuntores sejam verticais, você deverá olhar para a coluna da esquerda. O disjuntor que está na área superior esquerda, será o ímpar, e também começará em 1. Todos os disjuntores que estivem abaixo da linha identificada, serão disjuntores ímpares;

 

  1. Para encontrar os pares, caso o seu disjuntor seja horizontal, identifique a segunda linha. Nessa segunda linha, o primeiro disjuntor que estiver na esquerda será o de número 2. Da esquerda para a direita, todos os números serão correspondentes a pares;

 

  1. Caso o seu disjuntor seja vertical, identifique a área superior direita da linha par. Nessa coluna direita, o disjuntor será par, e correspondente ao número. Dessa forma, todos os disjuntores de ordem descendente que estarão no lado direito serão pares.

 

SAIBA MAIS SOBRE OS DISJUNTORES

Os disjuntores são projetados especialmente para desligarem sozinhos em casos de picos de fornecimento ou flutuação.

Quando algum objeto toca no fio energizado, os disjuntores também desligam automaticamente, evitando assim o risco de choque elétrico.

 

DICAS

Os disjuntores precisam de cuidados especiais, pois qualquer problema poderá comprometer a segurança do fornecimento elétrico, além do risco de provocar acidentes sérios.

 

O Portal Eletricista valoriza os profissionais da área, e indica que você procure sempre um técnico para ajudar a resolver qualquer questão relacionada aos disjuntores, seja relacionada à instalação, manutenção ou troca;

 

Fique de olho em qualquer sinal anormal dos disjuntores, pois defeitos comprometem as suas funções.

 

Viu só como todos os dias trazemos informações e dicas valiosas para você? E nós queremos ir além. Que tal deixar nos comentários as suas sugestões para os próximos artigos? A sua sugestão pode virar texto e um incrível tutorial para tirar todas as suas dúvidas.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. FABRICIO diz

    Parabéns pela informação,só uma observação: Devemos averiguar os parafusos dos disjuntores periodicamente se estiverem frouxos podem causar fugas de corrente ocasionando aquecimento nos condutores ou barramento ou impedir a passagem de corrente ou diminuir a tensão,por isso sempre que perceber,repertar os parafusos.

POSTAR UM COMENTÁRIO


658 Flares Twitter 0 Facebook 658 Google+ 0 658 Flares ×