Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como economizar com uma instalação elétrica eficiente

dimensionando instalação eletrica
449 Flares Twitter 0 Facebook 449 Google+ 0 449 Flares ×

Cada vez mais as pessoas estão buscando soluções de economizar energia de maneira eficiente. Porém, o que muita gente não toma conhecimento é que boa parte do consumo de energia elétrica em suas residências acontece na forma de desperdício, causado pela dissipação de calor nos fios e cabos de uma instalação elétrica, isso devido ao mau dimensionamento na hora de fazer o projeto elétrico

Os grandes vilões de desperdício em uma instalação elétrica

 Uns dos grades fatores desse desperdício vem principalmente de circuitos mal dimensionados na hora de fazer o projeto elétrico, no aumento de equipamentos elétricos e eletrônicos na residência onde muitos passam a fazer uso inadequado das tomadas instaladas colocando os famosos benjamins  (“T’”) fazendo com que os circuitos passem a trabalhar sobrecarregados.

evite os vilões de uma instalação elétrica

Também um outro fator podemos citar uso de materiais inadequados na instalação onde muitos acabam optando por produtos baratos e de baixa qualidade.

Um circuito mal dimensionado, além do desperdício pode causar graves acidentes na residência até mesmo a incêndios, por isso a necessidade de contratar bons profissionais.

Quando o circuito é bem dimensionado, ou seja, com bitola do fio e disjuntores adequados, fazer uso de produtos e equipamentos elétrico e eletrônico que estejam dentro das normas evitam um  desperdício de energia de até 40%.

Possíveis causas que podem gerar o desperdício de energia elétrica

Ineficiência de processos

  • É quando os equipamentos passam a trabalhar de forma inadequadas causando um aumento das perdas por efeito joule, devido ao superaquecimento dos fios e cabos. Isso é devido a emendas mau feitas e também naquelas famosas ampliações na residência sem fazer um novo dimensionamento no circuito elétrico e fazendo

 Uso de irracional da energia elétrica

  • deixar a luz acesa quando não estiver usando;
  • fazer uso de benjamins (como já citado);
  • abir todo hora sem necessidade a geladeira;
  • regulagem inadequada da temperatura de geladeira, freezer e ar condicionado.

Como calcular o consumo de energia elétrica

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


449 Flares Twitter 0 Facebook 449 Google+ 0 449 Flares ×