Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como economizar energia e qual gasta mais 127 ou 220V? dicas, passo a passo

Qual energia elétrica consome mais 127 ou 220V? dicas, passo a passo
278 Flares Twitter 0 Facebook 273 Google+ 5 278 Flares ×

Ao pesquisar os temas mais recorrentes para trazer novidades para vocês, nos deparamos com uma enorme dúvida sobre Como economizar energia e qual energia elétrica consome mais 127 ou 220V?

Nos últimos anos, a preocupação com o consumo de energia elétrica cresceu muito, assim como as formas de reduzir para o uso consciente, além da economia na hora da conta. Com essa preocupação toda, as pessoas começaram a ter dúvidas sobre qual energia elétrica consumiria mais energia? A de 127 ou 220v?

Para esclarecer essa questão, fizemos um guia didático para ajudar a esclarecer a dúvida de uma vez por todas.

 

COMEÇAMOS PELA POTÊNCIA ELÉTRICA

A potência elétrica, resumidamente, é a capacidade que um consumidor tem para produzir determinada tarefa, através da eletricidade em certo período.

Quando a corrente passa por um determinado material condutor, ela provoca o aquecimento, que tem origem na excitação de elétrons em sua estrutura.

Dessa forma, a potência passa ser a base para que os consumidores funcionem, mesmo em circuitos eletrônicos que contam com pequenas tensões e correntes.

Teremos então uma fórmula que representa o fenômeno, que é:

  • Potência Elétrica

P = U = I

P = Potência em watts

U = Tensão em volts

I – Corrente em ampere

 

127 OU 220V: QUAL CONSOME MAIS?

A resposta é nenhuma das duas, e não precisa se espantar, pois temos motivos lógicos para isso.

Quando você pensa em mudar a tensão de 127 para 220v ou vice-versa pensando na redução de consumo, não passa de uma tarefa desnecessária e sem economia real.

A energia elétrica é calculada em KW/h, ou resumindo, o valor que você pagará no final do mês em sua conta terá a base da potência elétrica dos aparelhos que os seus aparelhos consomem dentro de casa. A tensão elétrica, 127 ou 220V não determinará a redução de energia.

Dois chuveiros, por exemplo, com a mesma potência, mas em níveis 127 e 220v, apresentam a mesma potência, que é a levada em consideração para o consumo de energia, ou seja, não há economia em nenhum dos casos, pois nenhuma consome menos ou mais.

 

SE NÃO HÁ DIFERENÇA NO CONSUMO, QUAL A NECESSIDADE DE USAR NÍVEIS DE TENSÃO DIFERENTES?

A diferença real entre os dois tipos de tensão é a corrente elétrica. Neste caso, há algumas instalações em que o dimensionamento dos condutores fica ligado diretamente ao tipo de corrente que ele suporta.

Resumidamente, a aplicação de um nível maior de tensão, deve ser feita preferencialmente para os consumidores de maior potência, que tem como objetivo reduzir questões técnicas de implantação de cabos ou fios e não a redução de consumo de energia elétrica.

Para compreender melhor esse conceito, veja o exemplo das hidroelétricas: elas possuem, muitas vezes, 500kV de nível de tensão, e esse valor alto é utilizado, pois se ela transportasse a energia elétrica com a mesma potência por tensão mais baixas, teria que usar cabos imensamente maiores, que não permitiriam o transporte de modo aéreo.

Gostou? Deixe a sua opinião e compartilhe!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


278 Flares Twitter 0 Facebook 273 Google+ 5 278 Flares ×