Como funciona a energia fotovoltaico – dicas, passo a passo

Como funciona a energia fotovoltaico - dicas, passo a passo
99 Flares Twitter 0 Facebook 99 Google+ 0 99 Flares ×

Em tempos de conscientização ambiental e pesquisas de fontes de energias alternativas, a energia fotovoltaico se torna uma ótima opção de energia limpa e relativamente econômica.

Muitas pessoas confundem as células fotovoltaicas com os painéis solares, mas eles trabalham de forma diferente.

Os painéis solares têm a finalidade de produzir água quente ou mesmo vapor. Já os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade.

Veja Fontes de energia alternativas – energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, energia de biomassa, energia geotérmica

Como Funcionam As Células Fotovoltaicas

O silício é um material “semicondutor”, uma vez que conduz eletricidade é o principal material para células fotovoltaicas. São adicionadas impurezas como o boro ou fósforo a este material de base. Estas impurezas criam o ambiente para que os elétrons sejam liberados quando a luz solar atingir o painel fotovoltaico. A liberação dos elétrons resulta na produção de eletricidade.

Produz energia de forma limpa e silenciosa, utilizando-se de um recurso que está a nossa disposição de forma contínua e gratuita.

História da Tecnologia Fotovoltaica

O efeito fotovoltaico foi observado em 1839 por Alexandre Edmund Becquerel e passou a ser objeto de estudos científicos. Em 1954, o laboratório Bells introduziu o primeiro dispositivo de energia solar fotovoltaica, que produziu uma quantidade considerável de energia elétrica e a partir de 1958, as células fotovoltaicas já estavam sendo usadas em várias aplicações comerciais e científicas, em pequena escala.

Uso De Dispositivos Fotovoltaicos

Os dispositivos fotovoltaicos podem ser usados para alimentar qualquer coisa. Desde pequenos aparelhos eletrônicos como calculadoras até casas e grandes empresas.

Podemos classificar o uso de dispositivos fotovoltaicos em três escalas distintas:

·        Pequenos sistemas fotovoltaicos

Estes sistemas produzem energia suficiente para abastecer uma casa ou aparelhos eletrônicos ou outros dispositivos como satélites, sinais de trânsitos, carros, etc. Em 2013, este tipo de sistema representava 60% do uso fotovoltaico em todo o mundo.

·        Sistemas Integrados

Em áreas urbanas e suburbanas os painéis são usados para complementar o consumo de energia. Em alguns casos, a energia excedente produzida pelo sistema pode ser vendida em algum acordo com a concessionária de energia elétrica local.

Este modelo é usado em edifícios residenciais e comerciais.

·        Larga Escala

Este modelo é utilizado em grandes áreas como fazendas ou mesmo parques solares e beneficiam um grande número de consumidores.

Na maioria dos casos a eletricidade gerada chega às redes de transmissão através de usinas centrais ou em plantas híbridas.

Custos da Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica está mais acessível do que nunca. Devido aos investimentos no aprimoramento da tecnologia e a aceitação do mercado que geram mais investimentos o custo está cada vez menor. Em geral, o retorno do investimento é obtido em cerca de dois anos.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *