Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como instalar a fiação elétrica em exteriores – passo a passo, dicas

Como instalar a fiação elétrica em exteriores - passo a passo, dicas
145 Flares Twitter 0 Facebook 145 Google+ 0 145 Flares ×

A instalação de fios elétricos em exteriores precisa de alguns procedimentos de segurança, tais como colocá-los dentro de um condutor, que os protege da exposição e da umidade. Lembre-se que para instalar a fiação elétrica, inspecionar e ligar à caixa elétrica principal é fundamental que você seja um profissional ou contrate um eletricista, pois a fiação não é brincadeira, e é fundamental que o trabalho seja feito por alguém qualificado para isso.

Recomendo Como fazer a montagem de um quadro de distribuição e Aprenda como fazer a instalação correta de um Ar-condicionado Split

FIAÇÃO ELÉTRICA EM EXTERIORES – PASSO A PASSO

  1. O primeiro passo é marcar o trajeto para a fiação, que começa na caixa de eletricidade até a área final. Caso a instalação seja feita para um sistema de iluminação, coloque as luzes nos locais em que serão instaladas para verificar. Se você deseja levar um fio de casa para um dispositivo externo, como um sistema de filtro ou holofote, deixe a fiação apoiada no chão, ao longo do trajeto em que será instalada.

 

  1. Agora é hora de furar a parede externa, que fica próxima a caixa de eletricidade. O furo deve ser feito com uma furadeira, e ter um espaço mínimo de 7,5 cm, suficiente para um disjuntor.

 

  1. Atrás do disjuntor, faça um orifício de saída, e o posicione de forma que ele fique sobre esse orifício, colocando o disjuntor na parede.

 

  1. Sobre o trajeto traçado para a fiação elétrica externa, cave uma fenda com cerca de 15 cm de profundidade. É importante que essa fenda tenha a largura suficiente para que o tubo de PVC ou conduto metálico que irá abrigar a fiação seja acondicionado.

 

  1. Meça e faça o corte no PVC ou no conduto metálico para a fiação elétrica externa.

 

  1. Coloque então os condutos na fenda aberta.
  2. O próximo passo é prender o bocal (com rosca) ao respectivo mosquetão. Depois você deverá conectar ao disjuntor, por intermédio do orifício feito anteriormente na parede.

 

  1. Siga conectando uma das extremidades do conduto à área de encaixe do mosquetão (fora da parede), e também ao conduto que está no chão.

 

  1. Com uma fita própria, fixe os condutos ao longo do trajeto da parede.

 

  1. Passe então uma corda (para ajudar a puxar) através do trajeto do conduto, prendendo ela com uma fita e a um dos extremos do fio elétrico, puxando através do próprio conduto. É importante que o fio seja suficiente para chegar até a caixa de eletricidade em uma das extremidades, e permitir que o dispositivo em questão seja conectado na outra.

 

  1. Complete a fenda com terra.

 

  1. Ligue a fiação externa ao dispositivo em questão, de acordo com as orientações do fabricante.

 

ADVERTÊNCIA – DICAS

Mais uma vez, repetimos a necessidade de contar com o auxílio de um eletricista para evitar acidentes e ter a garantia de uma fiação externa bem instalada, que não ofereça perigos.

 

E aí, quer ver as suas dúvidas transformadas em artigos? Então deixe as suas sugestões para os próximos artigos, pois elas podem ser a nossa inspiração para os posts do portal.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


145 Flares Twitter 0 Facebook 145 Google+ 0 145 Flares ×