Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como instalar ar condicionado split com sua unidade condensadora – passo a passo, dicas

Como fazer a instalação da unidade condensadora do ar-condicionado split - passo a passo, dicas
133 Flares Twitter 0 Facebook 133 Google+ 0 133 Flares ×

Continuando o nosso especial sobre o Ar Split, hoje, é dia de falar sobre como instalar ar condicionado split com sua unidade condensadora.

Para isso, fizemos um guia prático com o passo a passo da instalação e dicas imperdíveis para você tirar as suas dúvidas. Não vai perder essa oportunidade de aprender ainda mais, não é mesmo? Confira a seguir:

Quer aprender Como fazer a instalação de um Ar-condicionado split completo e Conheça o ar-condicionado portátil e suas principais características

COMO FAZER A INSTALAÇÃO DA UNIDADE CONDENSADORA DO AR-CONDICIONADO SPLIT – PASSO A PASSO

  1. Selecione um lugar que não tenha circulação frequente de pessoas;

 

  1. O lugar também precisa ser o mais ventilado e seco possível;

 

  1. Evite realizar a instalação próxima a possíveis fontes de vapores, calor, gases inflamáveis ou exaustores;

 

  1. Não instale em locais que podem deixar o equipamento exposto a chuva forte, poeira, umidade e ventos frequentes;

 

  1. Não é indicado fazer a instalação em lugares que sejam irregulares ou desnivelados, como por exemplo, superfícies macias ou sobre gramados;

 

  1. Utilize calços de borrachas para os pés da unidade condensadora, pois dessa forma, você poderá evitar ruídos desnecessários;

 

  1. Nunca instale uma unidade condensadora de ar, de forma que a descarga de uma unidade seja a tomada de do ar de outra unidade.

 

  1. Mantenha sempre os espaços que são requeridos para a instalação correta e a circulação de ar ideal.

 

Atenção! É essencial que a instalação seja sempre realizada em uma superfície que é resistente em firme, como por exemplo, por cima de uma base de concreto, fixando dessa forma a unidade condensadora a essa base, por intermédio de parafusos, e com a utilização dos calços de borracha que indicamos anteriormente entre os dois, evitando ainda mais possíveis ruídos desnecessários.

 

Importante!

As instalações de unidades condensadoras devem ser feitas preferencialmente, com conexões interligadas, ficando dessa forma alinhadas na lateral com a parede que é mais próxima.

Verifique também a existência de um escoamento perfeito, por intermédio da hidráulica de drenagem (caso houver), para que seja possível colocar a água dentro da unidade condensadora.

 

INSTALAÇÃO DA UNIDADE CONDENSADORA DO AR-CONDICIONADO SPLIT COM MÃO-FRANCESA

Há casos em que a instalação da unidade é realizada sobre a mão-francesa, e se esse for o caso, você deverá observar os seguintes pontos:

  • Para as unidades condensadoras que são montadas com as suas caixas elétricas uma de frente para outra, ou seja, voltadas para o mesmo lado, é recomendado manter um espaço de 750mm.

 

  • Já para as unidades condensadoras que são montadas com as suas caixas elétricas uma de costas para a outra, ou seja, uma para cada lado, é recomendado manter um espaçamento de 600mm.

 

  • O dimensionamento das fixações precisa feito de maneira correta para sustentar a unidade (mão-francesa, suportes, vigas, parafusos, etc).

 

  • Os suportes na parede precisam de uma fixação rígida, para que possíveis acidentes, tais como quedas, sejam evitados no local.

DICAS

A instalação deve ser realizada sempre por um profissional da área qualificado, para que ofereça segurança e melhor vida útil ao equipamento.

 

Quer ficar por dentro de outras dicas sobre instalações elétricas? Continue nos acompanhando e compartilhe os nossos posts!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


133 Flares Twitter 0 Facebook 133 Google+ 0 133 Flares ×