Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como instalar ar condicionado split com sua unidade evaporadora – passo a passo, dicas

Como fazer a instalação da unidade evaporadora do ar-condicionado split - passo a passo, dicas
186 Flares Twitter 0 Facebook 186 Google+ 0 186 Flares ×

Já falamos bastante aqui no Portal Eletricista sobre a instalação do Split, mas nos últimos dias recebemos muitas dúvidas sobre como instalar ar condicionado split e mais ainda como fazer a instalação da unidade evaporadora do ar-condicionado split.

Pensando nisso, hoje, apresentamos um passo a passo simplificado, que certamente será muito útil para ajudar você a tirar as suas dúvidas na hora da instalação.

Quer aprender Como fazer a instalação de um Ar-condicionado split completo e Como fazer a instalação da unidade condensadora do ar-condicionado split

 

O QUE É A UNIDADE EVAPORADORA

Nada mais é do que a unidade localizada no ambiente que será climatizado. Ela pode ser conectada a uma rede de dutos, para que distribua de maneira uniforme o ar em vários ou em apenas um ambiente. A unidade também pode ser instalada no ambiente, para que ocorra o insuflamento de ar direito, conhecido como “a plenum”.

No caso “a plenum”, essa unidade só será capaz de climatizar um único ambiente por vez.

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES ANTES DA INSTALAÇÃO

Antes de instalar, leia detalhadamente os passos a seguir, assim como o manual, caso ainda tenha alguma dúvida, pois é importante ficar bem familiarizado com cada detalhe da unidade. Além disso, no manual do fabricante você também encontrará os pesos e as dimensões da unidade.

 

PASSO A PASSO DA INSTALAÇÃO DA UNIDADE EVAPORADORA DO AR-CONDICIONADO SPLIT

  1. Planeje cuidadosamente o local em que as unidades serão localizadas, evitando com o planejamento, possíveis interferências de outras instalações, como canalizações de água e esgoto, outras instalações elétricas, etc.
  2. Na hora de instalar a unidade, você também precisará escolher um lugar que permita que ela fique completamente livre da possibilidade de qualquer obstrução de circulação de ar, seja no retorno ou na saída de ar.

 

  1. Além disso, o local ainda precisa contar com um espaço que seja suficiente para realizar serviços de manutenção ou possíveis reparos.

 

  1. O local, também deverá facilitar a passagem do dreno, da fiação elétrica e dos tubos do sistema.

 

  1. Após a sua instalação, a unidade deverá estar instalada.

 

Atenção! Evite colocar a unidade evaporada nos locais que sejam próximos a obstáculos para o fluxo de ar, pois esses fluxos são ideais para que o aparelho funcione em perfeito estado.

 

DIMENSIONAMENTO DA UNIDADE EVAPORADORA

Modelos

  • 42XQC018 e 024 – Dimensões: X= 1020; Y= 934; Z= 964.
  • 42XQC030 e 036 – Dimensões: X= 1200; Y=1114, Z=1144.
  • 42XQC048 e 060 – Dimensões: X= 1650; Y= 1564, Z= 1594.

 

INSTALAÇÃO NO LOCAL

  1. A unidade evaporadora precisa ser instalada em posições verticais na parede ou piso, e em posições horizontais no teto.

 

  1. A posição ideal é a que permite que a unidade faça a circulação de ar de maneira uniforme em todo o ambiente.

 

 

  1. O padrão da unidade evaporadora conta com dois suportes para fixar, um para que seja fixada à parede e outro para que fique suspensa no teto.

 

  1. Ela pode ser fixada das duas maneiras (parede ou teto).

 

E você, tem mais alguma dúvida sobre instalações elétricas que gostaria de esclarecer em nosso site? Deixe os seus comentários! Estamos aguardando ansiosamente as suas sugestões.

 

Portal Eletricista: O seu guia diário de informações sobre eletricidade.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


186 Flares Twitter 0 Facebook 186 Google+ 0 186 Flares ×