Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como instalar tomada elétrica consecutivas – passo a passo

Como instalar tomada elétrica consecutivas - passo a passo
307 Flares Twitter 0 Facebook 307 Google+ 0 307 Flares ×

As tomadas elétricas são ligadas na parede em circuito, uma às outras, e, dessa forma, o circuito termina na tomada final, que nada mais é do que a última tomada, restando para as outras o nome de intermediárias.

Quando se faz uma ligação de duas tomadas que são consecutivas, haverá uma tomada em cada lado da parede, para que assim uma das tomadas seja conectada e receba a energia da tomada que está no outro lado. As tomadas consecutivas podem ser instaladas para funcionarem como intermediárias e também como finais.

Recomendo Aprenda instalar ar condicionado e Como fazer a montagem de um Quadro de Distribuição

INSTALAÇÃO DA TOMADA ELÉTRICA CONSECUTIVAS – PASSO A PASSO

  1. Desligue a fonte de energia principal do circuito das tomadas que você pretende trabalhar. Para ter a certeza de que a energia está desligada, você pode fazer um teste tentando conectar uma lâmpada em cada uma das tomadas, verificando dessa forma se ainda há energia.

 

  1. Desparafuse o espelho da tomada que será conectada a tomada nova, no outro lado da parede. Retire também os parafusos que prendem a tomada em específico na caixa elétrica, e a retire.

 

  1. Passe um cabo elétrica tipo de bitola (12/2 ou 14/2), que deve ir da caixa elétrica da tomada em questão, pela cavidade do interior da parede, até a caixa da tomada nova, que está no outro lado da parede. Deixe aproximadamente 20 cm de cabo em cada uma das caixas, antes de realizar o corte do cabo do rolo.

 

  1. Remova 2,5 do novo cabo (revestimento externo) na área em que ele entrará em cada caixa. Em cada uma das pontas dos fios pretos e brancos, corte mais ou menos 1,3 cm do revestimento plástico. Dobre as pontas de todos os fios (com auxílio de um alicate) em formato de gancho.
  2. Faça a conexão do fio preto na caixa (terminal de latão) e do fio branco (nova tomada – terminal prata), e então aperte os parafusos bem.

 

  1. O fio terra deve ser conectado no terminal terra, e apertado com parafuso.

 

  1. Leve a tomada e os fios na caixa, fixando elas com auxílio de dois parafusos. Fixe com auxílio do parafuso o espelho na tomada (frontal).

 

  1. Ligue a energia novamente e pronto, as tomadas elétricas consecutivas da residência estarão devidamente ligadas.

 

ADVERTÊNCIAS

É importante que você utilize na instalação a mesma bitola do fio que corresponde ao fio já existente no circuito das tomadas.

 

Antes de começar a trabalhar com o circuito da tomada, é indicado verificar duas vezes se a energia principal realmente está desligada, evitando dessa forma qualquer tipo de acidente.

 

E você, quer ficar por dentro de mais dicas imperdíveis como essa? Então continue nos acompanhando, pois temos muitas novidades quentinhas, prontas para serem compartilhadas com você. Não dá perder de jeito nenhum uma oportunidade de aprender mais sobre elétrica, com dicas e novidades incríveis do setor, não é mesmo?!

 

Aproveite e confira agora mesmo os nossos outros artigos especiais e se atualize com o conteúdo campeão do setor.

 

Até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


307 Flares Twitter 0 Facebook 307 Google+ 0 307 Flares ×