Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como instalar um disjuntor bipolar de 15 A em um painel elétrico – passo a passo, dicas

Como instalar um disjuntor bipolar de 15 A em um painel elétrico - passo a passo, dicas
319 Flares Twitter 0 Facebook 319 Google+ 0 319 Flares ×

Hoje, vamos falar sobre como instalar disjuntor bipolar de 15A em um painel elétrico, e esclarecer mais uma dúvida de um dos nossos leitores.

O disjuntor bipolar serve para controlar um circuito que tem 240 V. Com o dobro de tamanho quando comparado com um disjuntor unipolar, ele pode chegar a ocupar até dois espaços no sistema de painel elétrico.

Esse tipo de disjuntor é recomendado para equipamentos que tenham muita carga elétrica, como centrais de ar condicionado, secadoras de roupas e fogões elétricos.

Basicamente, ele funciona com dois disjuntores unipolares que são montados em apenas uma peça, para que se um dos polos dispare, o outro consiga disparar no mesmo instante.

 

PASSO A PASSO DE COMO INSTALAR UM DISJUNTOR BIPOLAR

  1. No painel do medidor elétrico, comece desligando o disjuntor principal.

 

  1. O segundo passo é cuidadosamente segurar a tampa desse painel com uma das suas mãos, e então, remover os parafusos com auxílio da outra mão e de uma chave de fenda apropriada. Remova então a tampa do painel do medidor elétrico com as duas mãos.

 

  1. Siga retirando as lâminas de metal (duas) que ficam na área em que o disjuntor será colocado.

 

  1. É fundamental ter a certeza de que no painel não há nenhuma tensão, e para isso, será necessário utilizar o voltímetro. Para medir a tensão, você precisará posicionar um dos condutores no disjuntor em seu terminal, e o outro condutor no barramento neutro ou na barra de aterramento. Faça então um ajuste para 250 V no voltímetro. Nesta hora, o disjuntor mesmo ligado, deverá apresentar uma voltagem zero, ou seja, sem tensão.
  2. Agora é a hora de segurar o disjuntor, e na barra de retenção, que fica no centro do painel, inserir e instalá-lo. Puxe o disjuntor contra o painel, para baixo, e pressione firmemente até que ele fique encaixado.

 

  1. Decape o isolamento do cabo certo, para que os fios permaneçam separados, e siga descascando cerca de 2,5 cm de isolamento de cada fio, em suas extremidades.

 

  1. Faça a conexão de um dos fios condutores no terminal do disjuntor, e aperte bem o parafuso, para que ele fique preso. Com o outro fio condutor, repita o mesmo processo em um terminal diferente.

 

  1. Faça a conexão do fio que é branco no barramento neutro, para depois prendê-lo. Faça a ligação do aterramento para finalizar.

 

  1. Coloque novamente a tampa no painel em questão, e então faça a ligação do disjuntor principal novamente, agora instalado para funcionar como um disjuntor bipolar.

 

ATENÇÃO!

  • Para a instalação correta de um disjuntor bipolar de 15 A, será necessário contar com um fio que seja, no mínimo, número 14.

 

  • Os passos a passos do Portal Eletricista são para tirar dúvidas de estudantes e profissionais habilitados, caso você não seja eletricista, não realize esse passo a passo sozinho, e peça ajuda de um profissional para realizar o trabalho.

 

Quer ficar por dentro de mais novidades como essa? Então compartilhe e continue nos acompanhando para não perder nenhuma dica bacana do Portal Eletricista.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


319 Flares Twitter 0 Facebook 319 Google+ 0 319 Flares ×