Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto

Passo a passo de uma instalação de ventilador de teto
1.1K Flares Twitter 0 Facebook 1.1K Google+ 2 1.1K Flares ×

Vamos abordar um assunto interessante que refere-se ao equipamento elétrico mais largamente utilizado, sobretudo em salas de aula e na grande maioria dos ambientes comerciais: o ventilador de teto. Para efetuar a sua devida instalação é necessário contratar um eletricista que tenha amplo conhecimento sobre o assunto, evitando assim problemas resultantes de serviços realizados inadequadamente.

Cuidados fundamentais ao instalar um ventilador de teto

  • Antes de iniciar o trabalho, é necessário cortar a alimentação geral, identificar a tensão da rede e os fios terra, neutro e fase (que serão adaptados à instalação conforme a necessidade);
  • Nunca segurar o aparelho apenas pelos fios pois isso pode ocasionar a queda do mesmo e consequente avaria;
  • Nunca misture pás de diversos fabricantes ou modelos no ventilador pois caso exista diferença de peso entre elas, algumas destas ou quaisquer outras peças poderão soltar-se e virem a cair;
  • É importante verificar se as pás estão bem fixadas à carcaça, evitando acidentes durante o funcionamento do aparelho;
  • É imprescindível que o local de fixação do ventilador de teto possa suportar um carga mínima de 25kg;
  • Deve ser preservada uma altura mínima igual ou superior a 2,3m entre as pás do ventilador e o piso, além de uma distância mínima de 0,5m em relação a paredes, lustres e móveis altos;
  • Deve-se observar se o raio de atuação das pás do equipamento não interfere no curso de abertura e fechamento de portas, janelas e portas de armário. Isso auxilia a definir o melhor posicionamento do ventilador;
  • Caso o ventilador de teto pare de funcionar, você deverá desligá-lo através do interruptor e consultar a assistência técnica mais próxima responsável pela garantia do produto;
  • Uma vez que não exista dispositivo adequado ao desligamento do aparelho, ele deve ser incorporado à fiação fixa. No caso de uma ligação bifásica, faz-se necessário o uso de disjuntor bipolar ou qualquer outro meio necessário ao seu desligamento completo.

  Fiação Utilizada

 O fio utilizado para passagem (que transportará os condutores para que seja feita a conexão entre o interruptor e o ventilador de teto) pode ser um cordão paralelo (rígido) ou em alguns casos um arame auxiliar grosso e até mesmo o retorno da lâmpada existente no equipamento (ventilador) servirá para esse fim.

Fiação utilizada na instalação do ventilador de tetoinstalando ventilador de teto

Pode ser utilizado também um Passa-Fio, ferramenta auxiliar na instalação dos fios elétricos nos eletrodutos. Por conter uma cabeça de metal flexível, passa bem por qualquer curva do conduite. A ideia é tornar mais simples o transporte dos fios que conectarão o equipamento ao comando (interruptor) rebocando-os pela extremidade do passa-fio que saiu no teto puxando com cautela até que o fio condutor apareça também aí.

 Instalação do Ventilador de Teto (Vídeos Explicativos)

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Como fazer a  Instalação correta de um Ar-condicionado Split

Postar Comentários

Comentários

Tags:

28 Responses

  1. Nildo diz

    Tenho um motor deventilador de teto de 4 fios sem fios de lampadas, ele é 110\220, quando desmontei para trocar os rolamentos esqueci de marcar, agora não sei ligar os fios e nem o capacitor, as cores são preto, vermelho, cinza e branco, teria como me ajudar .

  2. Leiliane diz

    Ganhei um ventilador de teto com lampada 127w, mas a luz da minha casa é toda 220v, como faço pra instalar?

    • MARIVALDO diz

      BOA TARDE AI FICA DIFICIL NÃO TEM COMO INSTALAR UM VENTILADOR DE TETP 110V EM 220 V POIS VAI QUEMAR

  3. marivaldo diz

    INSTALAÇÃO E CONSERTO DE VENTILADOR DE TETO HUNTER,VOLARE,TRON,LOREN-SID,ARNO,LATINA,SPIRIT. ATENDEMOS EM SALVADOR BAHIA. TEL71 4113-1825 OU 71 99111-2954 WHATSAPP:71 9111-2954 SITE: http://remape-serv.blogspot.com.br

  4. welliton diz

    ola. ganhei um ventilador martau (nao sei o modelo mas é daqueles dourados, tres lapadas e uma cordinha) com 4 fios preto, vermelho, cinza e branco. esse branco eu vi que vai para a lampada mas e o resto se puder me ajudar desde ja agradeço

  5. sostenes dos santos araujo diz

    troquei 02 ventiladores de teto eles funcionavam e depois parava algus minutos depois voltava a funciomar o que pode ser ..obrigado

  6. ventilador de teto montagemventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  7. ventilador de teto manualventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  8. ventilador de teto como instalar 220vventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  9. ventilador de teto interruptorventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  10. ventilador de teto indio da costaventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  11. ventilador de teto hunter 220vventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  12. ventilador de teto homeventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  13. ventilador de teto fraco capacitorventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  14. ventilador de teto fazendo barulhoventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  15. ventilador de teto diagramaventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  16. ventilador de teto bomventilador de teto diz

    […] Passo a passo: saiba como instalar um ventilador de teto […]

  17. jose carlos da silva diz

    boa noite
    no quadro distribuição
    220v o fio neutro passa no disjunto ou vai direto barra

  18. Márcio diz

    Olá!
    Amigo, tenho em minha casa dois chuveiros (7500 w), dois ar-condicionado (7500 e 9000btus) e mais quatro torneiras elétricas (5000 w) e mais alguns eletrodomésticos.
    O disjuntor da minha casa é de 40A 220 v (seria o padrão AES SUL). Mesmo não tendo nada mais ligado, não consigo usar os dois chuveiros simultaneamente.
    Como posso resolver ou amenizar esse problema? Eu deveria aumentar a amperagem do disjuntor? Pedir aumento de 220 para 380 v? Dividir a rede da casa em duas e então colocar um disjuntor maiores e colocar disjuntores de 40ª para cada parte da rede? Por favor, me dê uma dica.

    • Rubens de Araujo diz

      Olá amigo Marcio. Você precisa contratar um bom eletricista para projetar uma nova distribuição de circuitos para sua casa. A Rede de entrada de energia fornecida pela AES Eletropaulo (se for o caso, deverá ser trifásica mais neutro, para facilitar o balanceamento das cargas elétricas nas 3 fases, cabos de 35 mm2 (3F+N e Disjuntor Máximo 100 ampér). Os aparelhos elétricos chuveiros, ar condicionado, torneira elétrica mais 2 circuitos para cozinha/área de serviço terão que ser individuais, com fiação de 6 mm2 e terra de 2.5 mm2. Vamos considerar mais 3 circuitos de iluminação e 3 para as tomadas. Já temos um Quadro Geral de distribuição de luz com espaço para 30 disjuntores unipolares mais o geral de 100 Ampér.

      Att,

      Rubens de Araujo – Técnico Eletrotécnico/Projetista

    • Portal_eletricista diz

      Primeira coisa e é de suma importância, nunca troque o disjuntor da casa somente porque ele está desarmando quando você perceber que isso somente acontece pelo fato de ter os dois chuveiros ligados. A função do disjuntor é proteger a rede e quando ele desarma é porque sua instalação está exigindo mais do que a rede suporta. NÃO SUBSTITUA O DISJUNTOR POR OUTRO DE MAIOR AMPERAGEM.

      Com relação ao leitor do Sul que perguntou sobre como poderá resolver o problema da carga, acredito que com dois chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo haverá sobrecarga na rede e o disjuntor irá sempre desarmar. Para que isso não aconteça é aconselhável que distribua melhor os circuitos, fazendo um dimensionamento de toda a carga instalada na residência.

      Até porque veja que em sua residência existem várias cargas de alta potência penduradas apenas em um circuito específico.

      Havendo mais alguma duvida fique a vontade pois nosso objetivo é dar o melhor suporte a você leitor.

      Nó do Portal Eletricista agradecemos a visita

  19. lopes diz

    comprei um ventilador de parede com 3 fio preto verde e branco, e um controlador de velocidade que tem dois fio preto, como faço para ligar os fios certo na rede eletrica? qual fio vai para qual destino ?

    • Portal_eletricista diz

      Primeiro gostaria de saber qual é a tensão que será instalado o ventilador.

      Vou dar uma idéia de como seria a instalação. Mas tenha cautela para não danificar o aparelho.

      Bom essa instalação seria assim; o fio preto é fase sendo ligado na fase da rede elétrica, o fio verde é o terra ligado no fio terra da rede da residência, (caso tenha o fio terra) e o fio branco do ventilador é ligado seria ligado no neutro. Já os dois fios preto do controlador são ligado em paralelo com o capacitor nos dois fios que saem do ventilador.

      Bom mas teria como manda a imagem desse controlador e do ventilador para o e-mail de contato para que eu possa fazer o diagrama correto para você, pois pode variar de marca para marca.

  20. wilson sabino secotti diz

    gaostaria de saber o esquema para instalar o ventilador de teto
    sem a lapada por favor me mande o esquema das duas ligação 127 e 220 por favor me mande o esquema por favor eu agradeço

  21. José Antonio da Silva diz

    fiz um curso basico de eletrica, em 2000,daqueles oferecido pela comunidade através da prefeitura. Tivemos uma palestra na ferreira costa oferecida pela concreta, nestes dias 26,27,28 março de 2014.tivemos apenas 6 horas aulas, fiquei encantado, e hoje encontrei esta pagina através do facebook, vocês estão de parabéns pelo desempenho, acredito que será de grande valia, fico muito feliz por ter encontrado este portal.
    José Antonio,São Lourenço da mata,PE.

    • Portal_eletricista diz

      O mercado de instalação elétrica é muito promissor, aconselho a você se realmente gosta e quer vir a se tornar um eletricista profissional, a investir em mais cursos, hoje a facilidade em adquirir o conhecimento está muito mais fácil, aproveite todas as oportunidades de fazer cursos grátis que a internet oferece. Confira este (http://www.iped.com.br/cotidiano/curso/eletrica-residencial-basica/afiliado/2325440).

      Acompanhe nosso Portal Eletricista, pois estaremos disponibilizando aqui vários materiais gratuitos (apostilas e ebooks)relacionado ao mercado da elétrica.
      Assine nossa Newsletter e receba dicas grátis por e-mail

      Agradecemos pela visita.

  22. rogivan diz

    Estou com um probleminha e queria uma ajuda de vcs, instalei um ventilador ja usado sem manual e sem marca, aqueles antigos de cordinhas, só que ta ocorrendo um erro, o ventilador tem três cores de fio, preto, vermelho e branco, instalei; mas ao controlar o ventilador no dimer colocando na rotaçao maxima ele apaga a luz diminuindo a rotação a luz torna a acender… estranho né, até falei para a cliente que era o ventilador com problema, mas voltei com umapulga atrás da orelha alguem ai já se deparou com esse problema?

    • admineletricista diz

      Você instalou o capacitor pois deve ser instalado um capacitor entre os fios de retorno do ventilador, outra coisa para o ventilador estar puxando a carga da lâmpada é provável que você tenha ligado o ventilador na mesma fase que a lâmpada tente deixar somente o ventilador e faço o teste, mas verifique o capacitor se foi instalado.

POSTAR UM COMENTÁRIO


1.1K Flares Twitter 0 Facebook 1.1K Google+ 2 1.1K Flares ×