Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères

Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères
304 Flares Twitter 0 Facebook 304 Google+ 0 304 Flares ×

O uso de um fio único para alimentação de energia, que funciona como circuito para interruptores múltiplos é uma das ações básicas da área. Um disjuntor de 15 ampères é capaz de ligar vários dispositivos. O único ponto a observar é de não ultrapassar a marca de 80% do valor de 15 ampères em uma carga que seja de consumo contínuo. Dessa forma, será possível instalar vários interruptores no mesmo circuito, e você saberá como a seguir.

.

COMO LIGAR DOIS INTERRUPTORES DO MESMO DISJUNTOR EM UMA MESMA CAIXA

  1. Passe o cabo de alimentação (14/2) da área da caixa de disjuntor até a área inferior da caixa dos interruptores (duplos). Siga passando os cabos do dispositivo elétrico até a área superior da caixa dos interruptores (duplos). Cada um dos fios do interruptor, normalmente é encaminhado pelo orifício no topo da caixa, em alinhamento ao interruptor em que ele será anexado.

 

  1. Pegue os fios principais, e tire o invólucro do exterior deles. Torça os fios terra, e os una, deixando aproximadamente 10 cm sobressalentes.

 

  1. Coloque e prenda bem a presilha de aterramento. Corte os fios que ficaram sobressalentes, e deixe apenas dois.

 

  1. Dobre na caixa as partes dos fios de aterramento que estão torcidos, e deixe os dois que são sobressalentes para fora, na área superior. Nas pontas de cada um dos fios terra, faça um laço.

 

  1. Pegue os fios neutros brancos, e os corte, deixando 10 cm sobrando. Remova o isolamento com auxílio de um decapador, deixando cerca de 2 cm.

 

  1. Pegue as extremidades que foram decapadas, e as torça de maneira firme. Instale uma porca e coloque cuidadosamente os fios brancos na área de trás da caixa.

 

  1. Corte o fio preto com aproximadamente 12 cm, retirando 1 cm de isolamento de cada extremidade. Faça dois laços nas sobras dos interruptores.

 

  1. Com dois fios pretos de calibre 14 e 15 cm, remova 1 cm de uma extremidades para isolamento, e faça um laço na ponta. Na outra extremidade, tire 2 cm para isolamento, e as torça, para as unir com a outra sobra do fio de energia.

 

  1. Instale uma porca nos fios, e deixe a sobra para fora, na área inferior da caixa.

 

  1. Faça a instalação do aterramento na área de cima da cada um dos interruptores, assim como os parafusos superiores, e as sobras de alimento ao parafuso inferior de cada um dos interruptores.

 

  1. Faça a organização com atenção dos fios na caixa de alimentação.

 

  1. Finalize com a instalação dos parafusos para montagem, e do espelho para o interruptor duplo.

 

Quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Então continue nos acompanhando e compartilhando as nossas postagens. Temos muitas novidades esperando por você, basta ficar ligado e se atualizar com o portal que faz parte das atividades diárias de eletricistas de todo o país.

 

Deixe as suas sugestões e opiniões para os próximos artigos e até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


304 Flares Twitter 0 Facebook 304 Google+ 0 304 Flares ×