Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères

Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères
304 Flares Twitter 0 Facebook 304 Google+ 0 304 Flares ×

O uso de um fio único para alimentação de energia, que funciona como circuito para interruptores múltiplos é uma das ações básicas da área. Um disjuntor de 15 ampères é capaz de ligar vários dispositivos. O único ponto a observar é de não ultrapassar a marca de 80% do valor de 15 ampères em uma carga que seja de consumo contínuo. Dessa forma, será possível instalar vários interruptores no mesmo circuito, e você saberá como a seguir.

.

COMO LIGAR DOIS INTERRUPTORES DO MESMO DISJUNTOR EM UMA MESMA CAIXA

  1. Passe o cabo de alimentação (14/2) da área da caixa de disjuntor até a área inferior da caixa dos interruptores (duplos). Siga passando os cabos do dispositivo elétrico até a área superior da caixa dos interruptores (duplos). Cada um dos fios do interruptor, normalmente é encaminhado pelo orifício no topo da caixa, em alinhamento ao interruptor em que ele será anexado.

 

  1. Pegue os fios principais, e tire o invólucro do exterior deles. Torça os fios terra, e os una, deixando aproximadamente 10 cm sobressalentes.

 

  1. Coloque e prenda bem a presilha de aterramento. Corte os fios que ficaram sobressalentes, e deixe apenas dois.

 

  1. Dobre na caixa as partes dos fios de aterramento que estão torcidos, e deixe os dois que são sobressalentes para fora, na área superior. Nas pontas de cada um dos fios terra, faça um laço.

 

  1. Pegue os fios neutros brancos, e os corte, deixando 10 cm sobrando. Remova o isolamento com auxílio de um decapador, deixando cerca de 2 cm.

 

  1. Pegue as extremidades que foram decapadas, e as torça de maneira firme. Instale uma porca e coloque cuidadosamente os fios brancos na área de trás da caixa.

 

  1. Corte o fio preto com aproximadamente 12 cm, retirando 1 cm de isolamento de cada extremidade. Faça dois laços nas sobras dos interruptores.

 

  1. Com dois fios pretos de calibre 14 e 15 cm, remova 1 cm de uma extremidades para isolamento, e faça um laço na ponta. Na outra extremidade, tire 2 cm para isolamento, e as torça, para as unir com a outra sobra do fio de energia.

 

  1. Instale uma porca nos fios, e deixe a sobra para fora, na área inferior da caixa.

 

  1. Faça a instalação do aterramento na área de cima da cada um dos interruptores, assim como os parafusos superiores, e as sobras de alimento ao parafuso inferior de cada um dos interruptores.

 

  1. Faça a organização com atenção dos fios na caixa de alimentação.

 

  1. Finalize com a instalação dos parafusos para montagem, e do espelho para o interruptor duplo.

 

Quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Então continue nos acompanhando e compartilhando as nossas postagens. Temos muitas novidades esperando por você, basta ficar ligado e se atualizar com o portal que faz parte das atividades diárias de eletricistas de todo o país.

 

Deixe as suas sugestões e opiniões para os próximos artigos e até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

One thought on “Como ligar dois interruptores em um disjuntor de 15 ampères

  1. Estou fazendo um paralelo ja tem uma ligação simples em um interruptor duplo vou usar para fazer um paralelo.passei dois fios e coloquei um interruptor paralelo unitário fora uma fase mandei direto para luminária a outra pelo paralelo mais quando vou pegar outra fase de outro painel fora o dijuntor dr cai desligando tudo.o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *