Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como medir a tensão de uma tomada elétrica – dicas, passo a passo

Como medir a tensão de uma tomada elétrica - dicas, passo a passo
127 Flares Twitter 0 Facebook 127 Google+ 0 127 Flares ×

A tensão exata de uma tomada pode variar de acordo com a distância e flutuações de demanda. Por isso, a tensão de uma tomada é especificada através de uma faixa, e não por um valor exato.

Medir a tensão de uma tomada é muito simples, mas se você ainda tem dúvidas de como executar, basta continuar lendo e descobrir agora mesmo!

 

COMO MEDIR A TENSÃO DE UMA TOMADA – PASSO A PASSO

  1. Você vai precisar de um voltímetro digital, que deverá ser ligado. Se a medição for feita através de um medidor tradicional e analógico, não será necessário o uso de energia, ou seja, ele não terá um botão para ligar e desligar.

 

  1. Deixe as configurações do voltímetro prontas para a medição da corrente alternada, que é o tipo de eletricidade de uma casa, identificada pela sigla AC, ou por uma linha ondulada, ou uma linha horizontal que fica acima da linha ondulada.

 

  1. Você deverá configurar o voltímetro, para que ele possa medir um intervalo de tensão que seja apropriado, e por questões de segurança, escolha sempre uma escala que suporte uma tensão maior do que a desejada.

 

  1. É possível reduzir esse intervalo, no momento em que a tensão exata for identificada. Se a tensão da tomada em questão for desconhecida, por exemplo, identifique 240 volts, e então, escolha o intervalo a seguir maior, com cerca de 750 volts. Lembre-se de que os medidores que têm faixas automáticas não contam com seletores de intervalo, pois eles fazem a seleção automaticamente.

 

  1. Certifique-se de que as portas para as provas estejam devidamente conectadas nos soquetes apropriados do medidor. A ponta vermelha deverá ir ao soquete V, ou então no AC V. Já a ponta preta, deverá ser conectada no soquete preto, que normalmente é identificado como COM.

 

  1. Coloque a ponta preta de prova no encaixe vertical menor da tomada, enquanto a ponta vermelha deve ficar no maior. Neste momento, ignore o pino circular terra.

 

  1. Verifique a leitura do voltímetro, e atenção, pois uma leitura que mostra o valor zero pode indicar um sinal de que as pontas para a prova não estão atingindo os contatos da tomada. Caso isso aconteça, mexa nas pontas para tentar verificar uma leitura nova. Se ainda permanecer no zero, a tomada em questão pode não ter energia.

 

  1. Outras leituras identificarão a tensão presente, ou seja, uma leitura que mostre 117 indica que a tensão é de 117 na tomada.

 

DICAS E CUIDADOS

  • Nunca utilize o aparelho se as pontas para as provas estiverem queimadas, sem isolamento ou danificadas.

 

  • A medição deve ser feita por um eletricista, que além de garantir a segurança e exatidão, ainda poderá verificar possíveis problemas na fiação da tomada.

 

Gostou do artigo de hoje? Então continue nos acompanhando e fique por dentro de mais dicas imperdíveis como essa. Deixe também os seus comentários abaixo, quem sabe o próximo artigo pode ser desenvolvido para solucionar os problemas apontados por você.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


127 Flares Twitter 0 Facebook 127 Google+ 0 127 Flares ×