Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como montar um painel eletrico de 50 ampères – passo a passo, dicas

Como montar um painel eletrico de 50 ampères - passo a passo, dicas
593 Flares Twitter 0 Facebook 591 Google+ 2 593 Flares ×

Para continuar a nossa série de “como fazer”, o tema de hoje é o painel eletrico de 50 ampères. O painel eletrico, nada mais é do que o dispositivo responsável por centralizar os circuitos elétricos de uma residência. O painel elétrico conta com um disjuntor principal, que tem o papel de controlar os outros disjuntores, assim como os auxiliares, responsáveis por cada circuito.

Lembramos que os artigos do Portal Eletricista ajudam a orientar e tirar diversas dúvidas do setor, mas que alguns trabalhos, como por exemplo, a montagem de um painel eletrico, precisa seguir algumas normas, ou seja, precisa ser realizado por um profissional licenciado, em situações que realmente necessitam desse tipo de instalação.

Dicas- Como dimensionar um disjuntor trifásico, Como mudar a fase de um disjuntor.

Confira a seguir o passo a passo de como montar um painel eletrico de 50 ampères:

  1. Comece parafusando o painel (vertical) junto aos suportes da parede em questão, respeitando a altura indicada para a construção local. Faça algumas aberturas nos lados e na área de cima do painel;

 

  1. Ligue o disjuntor principal na área de encaixe indicada, e não se esqueça de acompanhar as instruções do fabricante para isso;

 

  1. Ligue os disjuntores auxiliares, cada um em seu respectivo lugar. Normalmente, para montar os disjuntores, será necessário ligar o encaixe na base, exatamente nas abas que ficam na lateral do painel, e então, pressionar o interruptor, para que ele fique encaixado. Depois do encaixe, deixe todos os interruptore do disjuntor na posição de “desligado”;

 

  1. Siga parafusando com auxílio de uma chave de fenda, o canal que começa no medidor até a chave que fica em cima do centro do painel;

 

  1. Ligue em cada chave, a braçadeira de cabo, e então, aperte o grampo no lugar certo, utilizando a porca;
  2. Através do conduíte, deslize os cabos principais, que passarão pelo medidor, e deverão ser puxados para o painel;

 

  1. 2,5 cm da extremidade de isolamento de cada cabo precisam ser removidos, e em seguida, você deverá conectar o cabo da fase no disjuntor principal, em cada terminal. Conecte então o cabo do neutro no barramento, e passo fio do aterramento das hastes até a barra, apertando na barrada e em cada terminal firmemente.

 

  1. Ao redor do painel, aperte bem as braçadeiras, e solicite ao órgão responsável a inspeção.

 

ATENÇÃO!

  • Existe uma regulamentação para os painéis elétricos que precisa ser seguida rigorosamente, e para que cada classificação seja determinada, é essencial a presença de um profissional licenciado.

 

  • Para a realização de qualquer tipo de instalação, é necessário ter a ajuda de um profissional, além de observar as normas do setor.

 

Estamos preparando muitas novidades bacanas especialmente para você, que é estudante, profissional ou apenas têm curiosidade sobre assuntos relacionados à área elétrica da sua residência.

 

Continue nos acompanhando, deixe as suas dicas nos comentários. Queremos construir com a sua ajuda, o maior Portal Eletricista do Brasil, com um conteúdo campeão e as melhores dicas para tirar todas as suas dúvidas.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


593 Flares Twitter 0 Facebook 591 Google+ 2 593 Flares ×