Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como montar um transformador monofásico – passo a passo, dicas

Como montar um transformador monofásico - passo a passo, dicas
208 Flares Twitter 0 Facebook 208 Google+ 0 208 Flares ×

O Portal Eletricista está criando uma série de artigos especiais, com dicas de como fazer, como montar, e outras modalidades de passo a passo que auxiliam muito a vida de estudantes, eletricistas e profissionais em renovação.

Na dica de hoje, o nosso tema da vez será o transformador monofásico. Você já pensou no processo de montagem dos transformadores monofásicos? Então o que acha de ideia de construir você mesmo o seu transformador monofásico? Incrível não é mesmo? Continue lendo e confira o nosso passo a passo especial de hoje agora mesmo:

 

Como montar um transformador monofásico - passo a passo, dicas

Como montar um transformador monofásico – passo a passo, dicas

TRANSFORMADOR MONOFÁSICO – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

Para começar a especificar as características do transformador que será montado (lembrando que elas estão relacionadas à potência e a tensão), é necessário observar as três questões seguintes:

  1. O transformador irá receber qual tensão de alimentação em seu enrolamento primário?

 

  1. O transformador fornecerá qual tensão em seu enrolamento secundário?

 

  1. O transformador irá dissipar qual potência máxima?

É com as respostas que começamos a estrutura do projeto.

Para o exemplo de hoje usaremos:

  • 127V – para a tensão de enrolamento primário;
  • 24V – para a tensão do enrolamento secundário;
  • 250VA – de potência máxima dissipada.

 

DIMENSIONAMENTO

Para ter as dimensões dos condutores e dos núcleos, é bacana baixar o software “Dimensionamento de Transformador”, que ajudará muito no processo.

ITENS PARA MONTAGEM

Fio magnético esmaltado

O fio deverá ser aplicado no bobinamento de transformador e no enrolamento do motor. Com o revestimento de verniz, o fio garante isolamento, além de suportar temperaturas altas. Ele ainda é capaz de resistir à umidade, e também oferece ao condutor a resistência a choque térmico, produtos abrasivos e características dielétricas. O formato pode ser quadrado, redondo ou retangular.

 

Lâmina para o núcleo de ferro silício

Com a lâmina, que é de material ferromagnético, conseguimos construir o núcleo do transformador. As lâminas são isoladas com um tipo de verniz, que evita o contato elétrico e perdas.

 

Papel isolante parafinado

O transformador contará com dois enrolamentos, e eles não podem entrar em contato um com os outros. Para evitar o curto-circuito, é necessário isolar com papel isolante parafinado, que com a parafina, ainda elimina a umidade que causa a baixa isolação.

 

Termocontrátil

A isolação é uma das características mais importantes, e com o termocontrátil nas conexões, o transformador terá o isolamento ideal, além de deixar o material com um ótimo acabamento e valor estético agregado.

 

MONTANDO O TRANSFORMADOR MONOFÁSICO

Até aqui você já tem as informações básicas sobre as características, além do conhecimento de cada uma das peças mais importantes que serão utilizadas.

Para facilitar o processo de montagem, já que acompanhar um passo a passo em vídeo é muito mais fácil – você pode conferir o vídeo a seguir, que ensina de maneira prática e completa a montagem do seu transformador monofásico.

Veja esse Vídeo

Imagem de Amostra do You Tube

 

E aí, gostou do nosso artigo de hoje? Que tal contribuir deixando os seus comentários, dúvidas e sugestões? A sua dúvida pode se transformar em tema para o nosso próximo artigo.

 

Até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

Comentário

  1. João Damasceno diz

    Bem, legal. Gostaria de saber se é interessante que eu, que possuo um determinado equipamento eletrônico, convém ligá-lo utilizando-se de um trafo, (transformador isolado 220V para 220V) com o intuito de protege-lo de surtos, picos, ruídos, quedas e principalmente da diferença de potencial da nossa rede (em que 220V não são 220V e sim 254V. 110V não são 110V e sim 127V). Obrigado.

POSTAR UM COMENTÁRIO


208 Flares Twitter 0 Facebook 208 Google+ 0 208 Flares ×