Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como substituir uma caixa de fusível por uma de disjuntor – passo a passo

Como substituir uma caixa de fusível por uma de disjuntor - passo a passo
178 Flares Twitter 0 Facebook 175 Google+ 3 178 Flares ×

As antigas caixa de fusível não suportam grandes tensões, como as de uma TV de último geração ou eletrodomésticos que são muito mais modernos do que os antigos.

Fusíveis acabam sendo muito mais propensos a provocar um superaquecimento, e por consequência, derretimentos que podem até mesmo causar perigosos incêndios.

Algumas corretoras de seguro, por exemplo, ao avaliar a cobertura de um plano de seguro para a residência, exigem a troca de uma caixa de fusível por uma de disjuntor, para você ter a noção da importância dessa substituição nos dias de hoje.

 

SUBSTITUIR UMA CAIXA DE FUSÍVEL POR UMA DE DISJUNTOR – PASSO A PASSO

 

  1. Um eletricista precisa realizar o trabalho, já que para a substituição, ele precisará calcular a potência dos seus aparelhos, encontrar os disjuntores certos para as necessidades e até mesmo fazer a troca da fiação.

 

  1. É fundamental verificar a necessidade da compra de uma caixa de disjuntores, assim como uma fiação que tenha capacidade para correntes maiores.

 

  1. Para começar o trabalho, desligue a energia principal da residência.

 

  1. Verifique detalhadamente todos os painéis, para ter a certeza que não há nenhum fio desencapado.
  2. Coloque então os polos do multímetro em uma das tomadas do circuito, caso você note alteração da voltagem no multímetro, significa que o circuito está com energia.

 

  1. Abra o painel elétrico, e localize a caixa de passagem. Prenda então os cabos e passe os fios através dos conduítes até que eles cheguem ao painel. É fundamental ter o tamanho suficiente de fio, para que seja possível chegar ao disjuntor e também na barra de descarga. Trave o passador para que os fios não entrem no conduíte.

 

  1. Elimine o excesso de fios, deixando apenas o suficiente para que eles sejam conectados ao disjuntor (aproximadamente 1 cm).

 

  1. Faça a conexão do fio terra na barra de descarga, e lembre-se que essa barra fica localizada bem ao lado do painel (barra de metal, ligada diretamente na caixa).

 

  1. Conecte então o fio neutro a barra de metal que tem protetores de plástico para isolamento (barramento neutro).

 

  1. Faça a instalação de um dos disjuntores, conecte o fio preto a esse disjuntor instalado, e não se esqueça de saber primeiramente qual é a corrente do circuito.

 

  1. A capa dos fios identifica a amperagem.

 

  1. Repita o processo para a instalação dos demais disjuntores.

 

ADVERTÊNCIAS

Para realizar a instalação de uma caixa de disjuntores você precisa de conhecimentos técnicos.

 

Antes de começar o trabalho, verifique a corrente de todos os fios para evitar acidentes.

Instale sempre o disjuntor de acordo com a corrente do circuito. Um disjuntor instalado de forma incorreta pode provocar problemas, e entre eles, até mesmo um incêndio.

 

Gostou do nosso artigo de hoje? Então continue nos acompanhando para ficar por dentro de grandes novidades e dicas do setor. Deixe também as suas sugestões abaixo para ajudarmos você a solucionar problemas ou esclarecer dúvidas sobre elétrica.

 

Até a próxima!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


178 Flares Twitter 0 Facebook 175 Google+ 3 178 Flares ×