Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Quais são os melhores condutor de eletricidade

condutor
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quais são os melhores condutor de eletricidade

 

Você que já é eletricista a muitos ano, ou então esta começando agora, vocês conhecem os condutor elétricos? Qual o melhor condutor elétrico? O que é condutividade elétrica? Neste artigo vamos falar esclarecer estas perguntas que muitas pessoas se fazem.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Condutores e Condutividade elétrica

Os condutores elétricos são formados por materiais que contem propriedades características de partícula livre em sua camada é carregado eletricamente, bom para explicar melhor vou dar um exemplo. Quando aplicamos uma carga sobre qualquer tipo de metal, os elétrons irão se mover e assim permitir que a eletricidade flua por ele, deste modo, o material que estiver com maleabilidade dos elétrons são os que possuem melhores características de condutibilidade elétrica, já os com baixa ou ate mesmo nula movimentação de elétrons são considerado isolantes.

Já a condutividade elétrica é uma grandeza que é utilizada para estabelecer a capacidade de cada material que ira receber a carga elétrica e assim manterem o fluxo de corrente.

Para me expressar melhor, vou explicar de um modo mais simples e geral, a condutibilidade é o oposto da resistividade elétrica, pois bem, quando a resistividade esta medindo o quanto o material bloqueia a passagem da corrente elétrica, a condutividade vai medir o quanto o material deixa de fluir eletricamente em seu corpo.

Materiais condutores de eletricidade

Os materiais sólidos possuem maior porcentagem de condução da eletricidade, deste modo, foram classificados 3 conjuntos de condutores:

  • Bom condutor
  • Semicondutores
  • Isolantes

A seguir conheça um pouco sobre os condutores elétricos e veja quem são eles

Condutor de cobre e prata

Como você já deve saber, a prata é o material que mais possui elétrons livre em sua ultima camada, deste modo, torna-se um excelente condutor de eletricidade.

Já no caso do cobre, ele possui uma quantidade de elétrons livre muito o baixo do que a prata, porém, o cobre é bem mais utilizado, isto acontece por causa de seu custo e suas propriedades mecânicas atende muito bem as necessidades de um projeto simples.

A prata também  é muito utilizada em na elétrica, mas em certas ocasiões especificas e também em equipamentos onde a prata ira lhe trazer uma maior vida útil, como por exemplo, é o caso dos satélites.

Ouro

O ouro é um excelente condutor, ele ainda possui algumas características químicas e mecânicas que o fez ficar muito valioso no mundo da eletricidade. Ao contrario do aço e outros metais, o ouro não oxida quando exposto ao oxigênio, desta forma ele tem infinitas utilidades, ele é utilizado principalmente em circuitos integrados e conectores. Há ainda a pratica de banhar os condutores em ouro, para que assim melhore sua condutibilidade e não gaste muito por isso.

Aço e latão

Esses dois materiais são os que possuem uma maior utilização nos condutores, podem ser utilizados tanto como tratamento como também na cobertura, o aço por ser mais difícil de moldar e trabalhar em espessuras finas possui uma única função de tratamento em materiais que precisem corrigir estruturas, no caso do latão é mais utilizado por ter um melhor custo beneficio, isto acontece porque sua maleabilidade estrutural é possível reutilizar após aplicado.

Aprenda também como fazer uma conexão elétrica correta clicando aqui.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×