Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Contator de Potência – O Que é e Como Funciona

contator
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

O contator de potencia sem sombra de divida é um dos mais populares dispositivos de acionamento quando a questão é comandos elétricos.

Quando um profissional da área se depara com um contador de potencia em um painel elétrico, na hora vem na mente que esse motor elétrico é trifásico.

Aprenda como fazer a instalação de ar condicionado split
Como trocar o medidor elétrico externo
Como calcular o consumo de energia elétrica

Na maioria das vezes os contator são utilizados para realizar o acionamento de motores elétricos, mas felizmente esta não é a única aplicação deste dispositivo.

No mercado hoje em dia é possível encontrar alguns substitutos para os contatos, que é o caso dos relés de contato sólidos, mas mesmo utilizando os relés os contator sempre ira estar presente em seu dia a dia.

Finalidade do contator de potência e aplicação

Este dispositivo tem por finalidade principal o seccionamento de 3 fases do sistema trifásico de alimentação, permitindo que o contator atue como um interruptor para que o motor elétrico.

Deste modo podemos controlar a alimentação pelo simples fato do contator ser acionado ou desacionado.

Geralmente é utilizado para acionar o motor elétrico trifásico, mas também pode ser encontrados em comandos de banco de resistência, banco de capacitores, sistemas de iluminação, autotransformador, etc.

Categorias de capacitores de potencia.

Como comentamos anteriormente, os condutores de potencia poderão acionar qualquer tipo de carga elétrica, mas o que vai efetivamente permitir esta flexibilidade será a categoria em que este equipamento se encontra.

As categorias de cada condutor foram definidas pela IEC-947-4 que fixam os valores de correntes que o condutor deve estabelecer ou interromper.  Elas dependem:

  • Da natureza do receptor controlado: motor de gaiola ou de anéis, resistências.
  • Das condições nas quais efetuam os fechamentos e as aberturas: motor em regime ou bloqueado ou em partida, inversão do sentido de rotação, frenagem por contracorrente.

Quais são suas 4 categorias de empregos?

  • AC-1: determina que os condutores fabricados para este grupo atenda as cargas cujo qual o fator de potencia é de no mínimo 0,95, isto é, normalmente cargas resistivas.
  • AC-2: este grupo faz com que o contator pode comandar partidas e desligamentos, frenagem por contracorrente e partidas por impulsos em motores de anéis coletores. Um detalhe muito importante é que normalmente sua corrente de partida são de aproximadamente 2,5 vezes a corrente nominal.
  • AC-3: esta categoria é a mais comum entre eles, tem como aplicação principal a partida de motores com rotor gaiola e desligamento efetuado com o motor em regime. Sua corrente varia entre 5 a 7 vezes a corrente nominal.
  • AC-4: esta categoria é a mais robusta, ela permite à manobra dos contator a plena carga, comandos inversos e intermitentes. É utilizado principalmente em acionamentos de motores tipo gaiola e anéis, como por exemplo, os motores de torno, pontes rolantes, etc.

Conclusão

O contator de potencia é um do componente muito utilizado em alguns casos, e em outros ele é insubstituível, essencial para a finalidade de selecionar as fases de um sistema trifásico que pode acionar praticamente todas as cargas elétricas.

Um detalhe muito importante é que o profissional deverá saber escolher a categoria de emprego adequada para a instalação.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×