Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Conversor – 220V para 127V – dicas, passo a passo

conversor
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Conversor de 220V em 127V

No Brasil ao mudarmos de cidade, estado ou ate mesmo de residências dentro da mesma cidade, podemos nos deparar com um problema muito ruim, a tensão da casa.

Como planejar a tomada em sua casa
Como medir a tensão de uma tomada elétrica
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split

Isso ocorre porque no Brasil existe dois tipos de voltagem, 127V e 220V, ambas na frequência de 60hz. Esse fato incomoda todo mundo que tem aparelhos com apenas uma tensão fixa.

Para que você não precise sair por ai comprando transformadores para a casa toda, vamos lhe ensinar a verificar a possibilidade de transformar sua tomada 220v em 127v.

Por que no Brasil existem lugares com 127V e outros com 220V?

No século 20 a energia elétrica estava chegando ao Brasil, e com ela vieram varias concessionarias de energia do mundo inteiro, e ficaram sediadas em algumas partes do pais.

A tensão na época ficou por conta das concessionarias decidirem qual seriam as tensões e qual que teria o custo beneficia para a instalação. Elas observaram quantidade por metro quadrado de futuros moradores, quando era o budget reservado para instalação e quais materiais seriam necessários (cabos, transformadores, etc.).

As primeiras concessionarias do nordeste optaram por 220v com neutro. Já  a de São Paulo e do Rio de janeiro optou por 127v.

Hoje ainda tem ambas as tensões, não podemos afirmar se algum dia ira padronizar essas tensões, mas o custo de uma única tensão 127v ou 220v é muito caro.

Como converter uma tomada de 220v para 127v

Bom, antes de qualquer coisa certifique-se de que seu sistema de distribuição possibilita transformar 220v em 127v sem o uso de transformadores.

O primeiro passo é simples, basta descobrir qual a tensão de sua região. Assim sabendo qual sua tensão podemos tirar duas situações:

1° minha cidade está com tensão de operação entre fase – neutra 220V

A opção viável de rebaixamento de tensão seja com a utilização do transformador. Se for optar por utilizar o transformador lembre-se, o mesmo deve estar dimensionado de acordo com a potencia do seu equipamento e lembrando que o mesmo sofre perda de transformação que dependendo da característica de fabricação ira aumentar o consumo de energia e consequentemente o consumo.

2° minha cidade está com tensão de operação entre fase – neutro 127v ao testar a tomada foi medido 220v

Bom, aqui podemos mexer em nossas tomadas, o primeiro passo verificar qual o tipo de unidade consumidora, para residências existem 3, Monofásica, Bifásica e trifásica. Se encontra na fatura de energia, ou no quadro de medição. Se a ligação for Monofásica ela se encontra no 1° problema caso for Bi ou Trifásica podemos alterar a ligação entre as fases.

  • Verifique com o multímetro quem são as fases e quem é o neutro: para essa verificação basta você testar no modo tensão alterada entre dois cabos e com isso você devera encontrar um cabo comum que qualquer um dos outros dois valores será 127v.
  • Neutro identificado: após identificar leve o neutro ate as tomadas que deseja converter a tensão.
  • Alterando tomadas: com o cabo no ponto em que deseja fazer a conversão, desligue a rede de energia para que possa mexer no circuito sem risco, e então os banners da tomada você devera ligar uma fase e o neutro que acabo de levar, feche a tomada e ligue a energia.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×