Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Corrente eletrica – choque na torneira do chuveiro

Corrente eletrica
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Por que tomamos choque na torneira do chuveiro ?

Muitas pessoas ou já tomaram um choque na torneira do chuveiro ou vieram te perguntar se isso é normal e por que acontece. Muitas vezes as pessoas sempre relatam que estavam com algum corte no dedo, as mulheres falavam que tomam choque no chuveiro logo após fazerem a cutícula.

Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Bom, muitas pessoas já tomaram esse choquinho pode ser ou regulando o fluxo de água ou durante o banho ou ao ligar e desligar o chuveiro. Nesse cenário então vamos explicar de forma simples o porquê isso acontece e o que fazer para evitar.

  • Funcionamento do chuveiro

Para evitar que o usuário tenha segurança, vamos esclarecer como o chuveiro funciona e assim garantir sua segurança na hora do banho.

A água do chuveiro tem uma temperatura ideal para cada pessoa, para isso acontecer o chuveiro precisa de uma resistência elétrica.

Dessa forma, a resistência recebe uma tensão elétrica e com isso a passagem de elétrons nesse componente possibilita o aquecimento da água, e ainda o usuário consegue controlar essa passagem de elétrons, assim ajustando a temperatura d’água.

Para que a água aqueça é necessário que ela entre em contato com a resistência, assim ela será aquecida e despejada para que o usuário tome seu banho. Poucos usuários sabem que a água pura (sem minerais), não é um bom condutor de eletricidade, porém na natureza essa água pura não pode ser encontrada e com isso a água utilizada no seu banho é um excelente condutor de eletricidade.

  • Como a corrente eletrica chega até a torneira?

Sabemos que a agua só entra em contato com a eletricidade quando chega no chuveiro e que logo será derramada no cidadão, porem a eletricidade flui pelo jeito mais fácil, assim a água sendo um bom condutor e possibilitando o fluxo único sem ramificações a corrente pequena que escapa do resistor e ganha a água vai fluir por5 todo percurso desse condutor.

Desse modo geralmente as torneira do chuveiro são metálicas, e o metal é um excelente condutor elétrico, assim aquela pequena corrente que encapou da resistência pode sim energizar sua torneira.

  • Por que tomamos choque se a corrente é baixa?

A corrente é baixa sim, mas caso você tiver um corte ou uma cutícula retirada, sua imunidade esta baixa, assim lhe deixando apto a tomar um choque durante o banho.

Mas mesmo assim esses choques não são normais, eles podem estar apontando algum problema em sua instalação, assim trate de verificar.

  • Possível problema e como corrigir

O principal problema pode estar no aterramento do seu chuveiro, note que logo na saída da água existe um fio verde que passa direto até a saída dos cabos de alimentação do seu chuveiro, esse fio é o terra e existe justamente para sua proteção.

Caso não existisse o fio terra a probabilidade de morte em um banho quente é muito alta, esses famosos choquinhos esta avisando que tem algo errado, então vão evitar que algo pior aconteça, assim verifique a ligação terra.

Para resolver este problema, deve ser alterada a rede de aterramento, caso a ligação não esteja correta, seu corpo será o fio terra, onde levara toda a corrente para o chão.

‘’ faça o aterramento em seu chuveiro sempre que possível, utilize os padrões previstos nas normas para aterramento e nunca use o neutro instalado na rede da sua residência ou prédio como terra.’’

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×