Disjuntor motor – o que é, disparadores, dicas, passo a passo

Disjuntor motor - o que é, disparadores, dicas, passo a passo
837 Flares Twitter 0 Facebook 836 Google+ 1 837 Flares ×

Mais uma daquelas palavras que passa em nossas vidas e que nunca nos perguntamos o que significa , mas graças a internet e as redes sociais , finalmente saberemos o que disjuntor motor significa.

Então , prepare-se para uma aula totalmente gratuita sobre disjuntor motor , não podemos garantir que depois dessa explicação você não irá virar um aspirante a físico. Já tivemos um brasileiro ganhando uma medalha em ciência , quem sabe você não ganha uma também.

Disjuntor termomagnético – O que é, qual sua função, dicas, passo a passo
Disjuntor DIN – Conheça mais sobre sua estrutura e sua função
Como se instala um disjuntor DR (diferencial residual)? dicas, passo a passo
Solução compacta para proteção do circuito elétrico e partida/proteção de motores. Possui alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito.

disjuntor-motor2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O disjuntores-motores MPW são a solução compacta para partida e proteção de motores elétricos até 100A ). Possuem alta capacidade de interrupção, permitindo sua utilização mesmo em instalações com elevado nível de corrente de curto-circuito. Asseguram total proteção ao circuito elétrico e ao motor através de seus disparadores térmico (ajustável para proteção contra sobrecargas e dotado de mecanismo diferencial com sensibilidade a falta de fase) e magnético (calibrado para proteção contra curtos-circuitos).

Possuem versões com acionamento através de botões(MPW12/18) ou por acionamento rotativo (MPW40/65/100) e indicação de disparo (Trip), permitindo ao operador a visualização do estado do disjuntor. Os disjuntores podem ser bloqueados com cadeado na posição “desligado”, garantindo assim a segurança em manutenções.

Algumas das características principais são :

Disparadores

  • Magnético – Através do disparador magnético, os MPW´s oferecem proteção contra curto-circuito da instalação e do motor, com disparo fixo em 13 vezes a máxima corrente da faixa de ajuste do disjuntor-motor
  • Térmico – O disparador térmico é ajustável e responsável pela proteção contra sobrecarga e sensibilidade contra a falta de fase da instalação e do motor conforme IEC60947-4-1, classe de disparo 10
  • Para a especificação correta dos disjuntores-motores MPW’s é importante certificar-se das correntes de serviço e nominal do motor a ser protegido. O ajuste de corrente no disjuntor-motor deve estar de acordo com a corrente de serviço a fim de obterem-se todas as proteções do mesmo.
  • Os MPW’s podem ser instalado através de fixacão rápida em trilho DIN 35mm ou com fixação por parafuso através do adaptador PLMP (vide acessórios).

 

Possui alguns acessórios como :

  • Conectores Trifasicos ECCMP
  • Caixas plásticas de sobrepor
  • Placas frontais para fixação de disjuntores-motores em portas de painéis
  • Bloco de contatos auxiliares frontais
  • Bloco de contatos auxiliares laterais
  • Bloco de sinalização de disparo
  • Manopla rotativa para porta de painel
  • Lâmpada de sinalização
  • Conector trifásico
  • Adaptador para fixação por parafusos

 

E mais uma vez, você pode falar para os seus amigos e familiares sobre o que é um disjuntor motor e impressiona-los com os seus conhecimentos.

 

Agora , quando ouvir palavras do cotidiano pense mais sobre elas , para que elas servem , o que elas podem fazer e qual a sua função.

 

É sempre bom aprender coisas novas ou ver os coisas antigas por um novo ângulo , então , tente fazer isso  mais vezes com as palavras do seu cotidiano e irá se surpreender.

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *