Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Disjuntor termomagnético – O que é, qual sua função, dicas, passo a passo

Disjuntor termomagnético - O que é, qual sua função, dicas, passo a passo
565 Flares Twitter 0 Facebook 560 Google+ 5 565 Flares ×

O que é um disjuntor termomagnético? Essa questão deve ter caído em alguma prova de física da sua escola ou da sua faculdade , e se nunca tiver caído está tudo bem pois hoje lhe daremos a resposta dessa pergunta mesmo assim e pasmem , porque estamos fazendo isso totalmente de graça.

Como se instala um disjuntor DR (diferencial residual)? dicas, passo a passo
Como colocar um disjuntor em uma fase diferente
Dispositivos de Proteção: Disjuntores DPS e DR

disjuntor-termomagnetico2
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.
Uma das principais características dos disjuntores é a sua capacidade de poderem ser rearmados manualmente, depois de interromperem a corrente em virtude da ocorrência de uma falha. Diferem assim dos fusíveis, que têm a mesma função, mas que ficam inutilizados quando realizam a interrupção. Por outro lado, além de dispositivos de proteção, os disjuntores servem também de dispositivos de manobra, funcionando como interruptores normais que permitem interromper manualmente a passagem de corrente elétrica.
É muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntor magnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.
Esse tipo de disjuntor possui três funções:
• Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)
• Proteção contra curto-circuito – Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido
• Proteção contra sobrecarga – É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor
As características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através de duas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são importantes para o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de pólos (unipolar, bipolar ou tripolar).
E agora você já sabe o que é um disjuntor termomagnético , então , se cair em alguma prova da sua escola ou em algum concurso , você já tem base para estudar mais afundo e entender mais a matéria.

disjuntor-termomagnetico

 

 

 

 

 

 

No entanto , se você gosta de curiosidades cientificas e gosta de exibir o seu cabeção , agora pode fazer isso compartilhando esse artigo e dizendo aos amigos que sempre soube desses fatos.
Não garantimos que você será popular se fizer com os seus amigos e colegas , mas todo mundo gosta de zombar dos amigos mais íntimos com muito carinho e amor e também respeito.
Para finalizar este artigo , gostaríamos de lembrar que vocês , alunos formados , que passaram por aquelas equações dificílimas e nunca usaram elas no seu dia a dia , não estamos desvalorizando com a matemática , apenas estamos falando que aqueles cálculos intermináveis que quebravam a cuca não fazem mais parte do dia a dia das pessoas.
Tenham uma boa semana.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


565 Flares Twitter 0 Facebook 560 Google+ 5 565 Flares ×