Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Como dimensionar disjuntor trifásico – dicas, passo a passo

Como dimensionar disjuntores trifásicos
678 Flares Twitter 0 Facebook 678 Google+ 0 678 Flares ×

O papo de hoje no Portal Eletricista é como dimensionar disjuntor trifásicod e maneira correta e como fazer a instalação passo a passo.

Um disjuntor deve ser dimensionado de acordo com a corrente, a tensão e a capacidade que possui.

Disjuntores, em linhas gerais, servem para realizar a proteção de um circuito, assim como aos cabos que esses circuitos estão conectados.

Todo disjuntor conta com uma especificação de corrente contínua, tensão e de corrente de curto-circuito. As conhecidas curvas de desarmamento servem para representar de forma gráfica determinadas características de um disjuntor, assim como o tempo que o disjuntor levará para carregar determinada corrente antes do desarmamento.

Chegamos então aos disjuntores trifásicos, que basicamente são dimensionados para a capacidade de levar a corrente dos cabos de cada circuito que eles protegem, seguindo a corrente de curto-circuito e as determinações das correntes de cargas.

 

Confira a seguir o passo a passo detalhado para aprender como dimensionar disjuntor trifásico:

 

  1. Você deverá começar pela escolha dos disjuntores com correntes de curto-circuito e tensões para o sistema a instalar.

Nas instalações residenciais, pode se medir a corrente de acordo com a distribuidora local de energia, que normalmente é igual para toda a região.

Nas instalações industriais e comerciais, que precisam de uma potência muito maior, o ideal é que um profissional calcule em cada sistema a corrente certa de curto-circuito. Lembre-se sempre desse passo, pois é fundamental que os disjuntores sejam de acordo com as determinações que comentamos aqui.

 

  1. Para a seleção dos disjuntores, leve em consideração a carga total, que deverá ser conectada, e então multiplicada por 1,25. Esse valor compensa o aquecimento que o disjuntor, ao ser instalado, provoca quando instalado em um painel que já conta com outros disjuntores.

 

  1. Faça então a seleção da corrente que foi calculada, para seguir selecionando os cabos, que devem levar em consideração qual será a capacidade do disjuntor de corrente contínua.

 

Veja a seguir os disjuntores mais comuns e os cabos AWG ideais para da um deles:

 

Disjuntor 15 A – CABO #14

Disjuntor 20 A – CABO #12

Disjuntor 30 A – CABO #10

Disjuntor 40 A – CABO #8

 

  1. O próximo passo é verificar se há cargas que não são lineares em grandes escalas, tais como motores e transformadores.

Esse tipo de carga é responsável por correntes iniciais muito grandes, que podem desarmar facilmente os disjuntores, mesmo que eles não apresentem nenhum risco aparente de sobrecarga.

Você poderá verificar no manual do aparelho, ou até mesmo nas placas, se há alguma recomendação de pico ou de carga de partida.

Caso essa especificação não esteja marcada, será necessário multiplicar por 6 a corrente de carga máxima, para verificar a curva do disjuntor, pois isso mostra que a corrente alta não poderá realizar o desarmamento do dispositivo. Correntes de partida, tendem a persistirem por mais alguns segundos, então caso a corrente de partida esteja à direita da curva, será necessário escolher um disjuntor maior, além de usar um cabo que seja correspondente a ele.

Dica Como fazer a montagem de um quadro de distribuição e Como fazer a instalação de um Ar-condicionado Split.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

4 Responses

  1. Claudenor diz

    Olá pessoal – O Autor do artigo não errou em mencionar cabo 8, ele foi claro que as medidas dos cabos estão em AWG. Se bem que poderia ter mencionado em milímetros que é a unidade de medida atualmente utilizada no Brasil.

  2. marcio diz

    Boa Noite ele deve ta de brincadeira deve ta agrupando cabos para conseguir essa façanha kkkkkkk 2,5+2,5+1,5+1,5=8mm2kkkkk.

  3. João Roque Gonga diz

    Pretendo saber como posso dimensionar um disjuntor trifásico, e também como ligar um inversor tanto trifásico,como também monofásico.

    • João Roque Gonga diz

      Pretendo saber como posso dimensionar um disjuntor trifásico, e também como ligar um inversor tanto trifásico, como também monofásico.

POSTAR UM COMENTÁRIO


678 Flares Twitter 0 Facebook 678 Google+ 0 678 Flares ×