Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Dispositivo de manobra

Dispositivo de manobra
136 Flares Twitter 0 Facebook 136 Google+ 0 136 Flares ×

A corrente elétrica faz parte do cotidiano desde a época dos espartanos, por conta de um condutor de pipas ao empinar sua pipa adaptada com uma chave com sua rabiola molhada, ao cair um raio por perto, uma das faíscas pegou em seu dedo. Essa é uma das historias que explica o surgimento da eletricidade.

Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas

Nas residências, o mais importante além da água, é ter como tomar um banho quente, ter uma geladeira funcionando para quando quiser tomar algo gelado ou para guardar comida, o responsável por todas essas regalias é a eletricidade, vinda dos postes e controlada através de um dispositivo de manobra instalado em um dos cômodos chamado como disjuntor, a funcionalidade do dispositivo de manobra é muito simples, em uma residência existe fluxo de eletricidade ao redor surgindo por postes em volta nas ruas.
A eletricidade dentro da casa é controlada por esses dispositivos de manobra começando pelos disjuntores até as tomadas.

Funcionamento dos disjuntores

Disjuntor é uma chave eletromecânica que funciona como interruptor automático, sua principal função é interromper ou liberar energia elétrica que circula pela casa através de um simples liga e desliga.

Tipos de tomadas

 

Além dos disjuntores que brecam a força elétrica vinda dos postes da rua, temos em quase todas as residências, comércios, quadras, salões e etc.
Diversas maneiras de liberar ou interromper energia elétrica, sendo através de tomadas, tem diversos tipos de tomadas, antigamente existia um padrão de tomadas com 3 pinos sendo dois comuns e um pino terra logo depois começou a utilização da tomada de 2 pinos paralelos sem o terra, em 2009 foi aprovado um novo tipo de tomada com três pinos comuns, um do lado do outro com a presença do pino terra.
É muito importante que as tomadas estejam sempre encapadas e manter sempre limpas, evitar o uso de muitos eletrodomésticos em uma tomada através de benjamim ou grandes extensões.
Em 2011 existiu um novo padrão de tomadas no Brasil, desde o dia 1 de julho o Inmetro impediu a venda das tomadas de antigo padrão, o modelo foi aprovado, foi inventado pela Associação brasileira de normas técnicas, esse padrão só serve para condutores de 220v a 230v, para 110v a 120v aconselham a tomada de 2 pinos chatos.
Esse novo padrão não foi muito bem vindo quanto a sucessão nas reclamações das pessoas, porém existem ainda modelos americanos circulando pelo país, só não sei dizer até quando e se vão proibir.
Assim a eletricidade vem evoluindo a cada ano que passa, vão se inventando modelos de dispositivos de manobra diferentes para liberar ou cessar corrente de eletricidade pelo domicílio

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


136 Flares Twitter 0 Facebook 136 Google+ 0 136 Flares ×