Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Saiba como identificar se os dutos do ar-condicionado precisam ser limpos

Saiba como identificar se os dutos do ar-condicionado precisam ser limpos
59 Flares Twitter 0 Facebook 59 Google+ 0 59 Flares ×

Os dutos do ar-condicionado são ambientes perfeitos para acumular diferentes tipos de bactérias e fungos, e é por isso que a atenção na hora de limpar eles precisa ser redobrada.

Quais os problemas da sujeira nos dutos do ar-condicionado?

Sabemos bem que o ar-condicionado muitas vezes oferece alguns problemas às pessoas que passam muito tempo perto dele, e se somente o uso frequente pode causar problemas respiratórios, imagine só como seria perigoso deixar o equipamento sujo, prejudicando assim a qualidade do ar?!

Então, para não contaminar os ambientes, independente se estamos falando do ar condicionado da sua empresa ou da sua residência, fizemos um guia para mostrar os sinais mais fortes que indicam que a limpeza precisa ser feita com urgência.

 

Cheiro desagradável

Esse é um dos principais sinais da necessidade de limpeza. Quando você sentir um forte odor que tem origem na saída do aparelho, pode ser que o equipamento tenha algum bolor ou mofo.

Esse tipo de sujeira se torna um grande problema para a saúde, já que acaba se acumulando em pouco tempo. É bacana identificar o quanto antes, pois se você demorar muito pode ser que só a substituição dos dutos do ar-condicionado resolva o caso.

 

Conta de energia mais cara

Você continua usando a mesma energia de sempre, mas reparou que nos últimos meses a conta ficou um pouco mais cara?

Quando os dutos do ar-condicionado ficam sujos, eles podem impedir o processo normal de passagem do ar, e dessa forma forçar o equipamento para funcionar de maneira mais intensa, aumentando assim o gasto de energia de maneira considerável.  Caso você tenha observado um aumento, pode ser um sinal que o ar precisa mesmo de limpeza.

 

Saídas de ar liberando pó

Quando você liga o ar-condicionado, ele libera poeira ou pó? Então fique ligado, pois o acúmulo de poeira nas aletas direcionais ou em volta das saídas de ar indicam que os dutos do ar-condicionado tem algum tipo de contaminação.

Para verificar, basta retirar a canalização de uma saída, e dar uma olhada em busca de algum fungo ou outro tipo de coisa visível.

 

Saídas de ar úmidas

Quando os dutos do ar-condicionado estão com mofo e poeira, a saídas acumulam a umidade do ar, que acabam causando mais sujeira, e em alguns casos aquelas famosas goteiras que ficam caindo enquanto o ar permanece em funcionamento.

Uma das causas pode ser um dos filtros entupidos, e se depois da substituição o problema não for resolvido, será necessário fazer a limpeza completa dos dutos.

 

Perigos de contaminação

As doenças transmitidas através do ar são perigosas, e a limpeza do ar-condicionado é fundamental para evitar que elas sejam transmitidas.

Fique ligado, pois o Ministério da Saúde exige uma limpeza mensal nos aparelhos desde 1998, e qualquer problema causado pelas bactérias transmitidas por um ar-condicionado sem higienização podem causar problemas para você.

A limpeza pode ter um preço um pouco alto, mas lembre-se que é melhor pagar a mais para manter a saúde e a segurança no ambiente, do que enfrentar sérios problemas futuros.

Gostou do artigos? aguardo sua opinião e dúvidas…

Até a próxima.

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


59 Flares Twitter 0 Facebook 59 Google+ 0 59 Flares ×