Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



10 dicas importantes para economizar energia

10 dicas importantes para economizar energia
555 Flares Twitter 0 Facebook 555 Google+ 0 555 Flares ×

Hoje em dia existe uma preocupação muito grande com o assunto referente ao uso eficiente de energia. As empresas responsáveis pelo fornecimento desse bem essencial, investem constantemente nas melhorias que garantem seu usufruto adequado pelos consumidores em geral. Mas sabemos que ocorre muito desperdício e isso deve ser considerado um problema grave cuja solução é simples e todos podem contribuir para modificar esse quadro.
Com pequenas mudanças de hábitos e algumas atitudes comumente observadas, será possível obter avanços significativos que consistem sobretudo na evolução do pensamento gerado pela consciência em particular de cada um de nós. Conheça então 10 dicas fundamentais que são auxiliares e necessárias à redução de consumo que permitem as melhorias desejadas:

10 Dicas importantes que proporcionam redução no consumo de energia

Você sabia que economizando energia estará contribuindo também para a preservação ambiental? Pois bem, além disso os recursos não-renováveis existirão por mais tempo, eliminando riscos de uma possível extinção completa destes. Com os esforços das empresas que produzem, transmitem e fornecem essa energia elétrica comumente utilizada em residências, comércio e setor industrial para estabelecer uma estrutura ideal que se ajuste a demanda suficiente a qual atenda ao abastecimento requerido, para a construção de novos sistemas elétricos são utilizados recursos financeiros pelo setor elétrico. Só que esse custo será repassado ao consumidor final, que acabará pagando mais caro pela sua conta de luz ao final do mês. Aprenda então como poderá contribuir, evitando tais prejuízos financeiros conforme algumas recomendações simples.

1. Economia de energia ao utilizar geladeira

Uma conduta satisfatória e recomendada às donas de casa quando forem preparar o almoço consiste em evitar o abre e fecha desnecessário da geladeira. Dessa maneira, os ingredientes a serem utilizados deverão ser retirados de uma só vez, evitando alto consumo provocado pela abertura constante da porta desse eletrodoméstico.

Economia de energia ao utilizar geladeira

2. Adquira um ventilador de teto e sempre que possível utilize-o

Mesmo com o calor exorbitante que nos castiga em dias quentes, precisamos identificar quando a utilização do ar-condicionado pode ser dispensada. Isso não significa que sejamos obrigados a enfrentar sensações térmicas insuportáveis, mas procurar substituir esse aparelho elétrico por soluções equivalentes. Uma delas seria o ventilador de teto, cujo consumo chega a ser 90% menor e em algumas situações consegue resolver o problema. Pode-se até mesmo utilizar os dois, regulando o ar-condicionado para resfriamento mínimo e ligando o ventilador de teto em seguida.

Use ventilador de teto sempre que possivel ao invés de ar condicionado

3. Substitua suas lâmpadas atuais pelas mais econômicas

Sabemos que as lâmpadas incandescentes foram amplamente utilizadas no passado. Por resolução do governo federal do Brasil, elas deixaram de ser comercializadas e as que ainda estejam em uso terão de ser substituídas por lâmpadas fluorescentes, muito mais econômicas (a redução no consumo chega a ser de até 60%). Atualmente existem opções de lâmpadas ainda melhores que são as de LED, proporcionando uma economia que fica entre 75 e 95%, apresentando outras vantagens também como emitirem menor quantidade de calor e possuírem vida útil mais longa.

Prefira as lâmpadas mais econômicasComo escolher as lâmpadas mais economicas

4. Ao comprar eletrodomésticos fique de olho no selo de qualidade

É importante que ao comprar seus eletrodomésticos você possa estar atento a um detalhe que faz toda diferença. Observe se eles possuem o selo do PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) caso os produtos sejam nacionais e Energy Star se forem importados. Esses selos garantem que os equipamentos possuem um consumo otimizado, reduzindo despesas com pagamento na sua conta de energia mensal.

compre eletrodoméstico com selo Pocel

5. Desligue seus aparelhos que não estiverem sendo utilizados

Quando desligar um eletrodoméstico por não se fazer necessária sua utilização, retire o plug que o conecta à tomada. Saiba que mesmo possuindo a função stand by, ao permanecer nesse estado será produzido um consumo equivalente a um percentual considerável (entre 15 e 40%) da energia gasta quando ele encontra-se propriamente em uso.

economizar energia

6. Descongelar geladeiras e freezers antigos num prazo de 15 a 20 dias

O excesso de gelo existente no interior de seu congelador provoca dificuldade quanto a circulação de ar. Efetue uma limpeza periódica no equipamento, evitando aumento de consumo resultante desse problema logo ao ser detectado. Se puder trocar o aparelho por um modelo mais novo, terá uma economia que corresponde a metade do consumo na utilização de um usado e com essa redução você consegue subsidiá-lo (custeá-lo) a médio/longo prazo.

Descongelar geladeiras e freezers

7. Coloque sua geladeira ou freezer em um local estrategicamente adequado

Não se deve por hipótese alguma posicionar a geladeira ou freezer próximos de fogões. Isso porque ocorre um ganho de temperatura que resulta em aumento do consumo. O ideal também é mantê-los afastados de paredes (a uma distância de pelo menos 15cm), evitando superaquecimento. E pra quem possui o péssimo hábito de colocar roupas ou tênis pra secar na parte traseira desses equipamentos, por sobre uma peça intitulada condensador, esqueça!

outra dica para economizar energia é escolher o local para geladeira e freezer

8. Usar máquinas de lavar roupa ou louças apenas com sua capacidade total

Sabemos que nem sempre uma dona de casa conseguirá utilizar sua máquina de lavar roupa ou até mesmo o lava-louças com a capacidade total. Dessa forma se ela achar necessário por exemplo nas situações em que apenas a metade desse equipamento será ocupada, ainda assim basta que reduza o consumo de água ao nível mínimo por meio de ajuste (regulação do modo operacional). No caso de um lava-louças, se os pratos e talheres estiverem pouco sujos deve ser evitado o uso de água quente, pois nessas circunstâncias o detergente por si só já promove a limpeza.

como utilizar maquina de lavar

9. Dê preferência a banhos de chuveiro elétrico

Entre escolher a banheira ou um chuveiro elétrico para tomar aquele banho gostoso, prefira a segunda opção. A diferença entre esses aparelhos é verificada em termos de consumo e torna-se alarmante. Por incrível que pareça, a quantidade de energia gasta num banho com uso de chuveiro chega a ser 4 vezes menor, isso mesmo, além de uma banheira requerer muito mais água também para que seja completamente preenchida.

banhos de chuveiro elétrico ajuda a economizar energia elétrica

10. Utilizar o mínimo possível a secadora de roupas

Tudo bem, a secadora de roupas é um eletrodoméstico que facilita bastante a vida de uma dona de casa, só que o consumo dele também pode ser considerado alto. Junte-se a isso o fato de que ocorrem emissões em níveis elevados de gás carbônico. Cerca de 317 kg dessa substância podem ser economizadas, adotando-se o hábito de pendurar roupas no varal durante pelo menos metade do ano (substituindo portanto a secadora).

Utilizar o mínimo possível a secadora de roupas

 

Conclusões

Economizar energia é algo extremamente indispensável. Mediante análise do potencial hídrico no mundo compreendemos que novas alternativas de produção energética precisam ser mais popularizadas, evitando o que poderia resultar num colapso das fontes hidroelétricas. Não se pode ignorar essa realidade. Inúmeras campanhas estimulam os cidadãos a usar com eficiência a eletricidade. Mas precisamos colaborar pondo em prática os conselhos adquiridos. Observe com atenção as dicas apresentadas nesse artigo. Faça sua parte! Juntos podemos ajudar na preservação ambiental e como prêmio, obter redução nas contas de luz resultantes de mudanças nos hábitos que cultivamos, ao utilizar equipamentos elétricos no conforto de nossos lares.

Postar Comentários

Comentários

2 Responses

  1. FABRICIO diz

    Otimas dicas,só para relembrar evitar o uso de varios aparelhos ao mesmo tempo.

  2. Izaú Jackson diz

    Muito bom post. Valeu pelas dicas. Pena que poucos colocam em prática.

POSTAR UM COMENTÁRIO


555 Flares Twitter 0 Facebook 555 Google+ 0 555 Flares ×