Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



A importância da qualidade da energia elétrica

A importância da qualidade da energia elétrica
90 Flares Twitter 0 Facebook 90 Google+ 0 90 Flares ×

Hoje estamos aqui para falar sobre a importância da qualidade da energia elétrica, apesar de um tema um pouco polêmico, ele abre precedências para uma discussão que a muito tempo vem sendo falada com pouco sucesso. Esse é um tema que tem muito a ver com a percepção do que com a técnica propriamente dita.

Energia elétrica dicas importantes
Como calcular o consumo de energia
Como determinar a carga elétrica de uma casa

A pergunta que inicialmente eu faço para vocês é que se por acaso você já se deu conta de quanto todos nós somos dependentes da energia elétrica? Hoje quase tudo que fazemos somos totalmente dependentes da energia elétrica, muitas pessoas não saberiam viver se hoje ocorre um desastre onde não existe mais eletricidade na terra. Isso é um fator muito preocupante. A energia elétrica nos dias de hoje remete a qualidade de vida, envolvendo diretamente saúde, segurança, educação, conforto entre muitos outros aspectos que estarei citando ao longo deste artigo.

 

O que é Qualidade da Energia Elétrica?

Para você, o que significa qualidade de energia elétrica? Você considera que um simples período onde não ocorra quedas de luz ou picos de energia pode ser considerado como qualidade da energia elétrica? Quero dizer que se durante o dia inteiro não houver apenas 1 minuto de interrupção no serviço de fornecimento de energia elétrica quer dizer que você possui uma ótima qualidade de energia elétrica? Agora, se invertemos o cenário e ao invés da sua casa sem apenas 1 minuto de energia estejamos falando de 1 minuto de queda de energia dentro de uma UTI onde aquele paciente depende de todos os aparelhos que estão o mantendo vivo?

 

É preciso destacar um outro parâmetro que é a forma de onda da energia elétrica. Sabemos muito bem que a geração de energia elétrica no Brasil é realizada em sua maioria, por geradores senoidas, portanto se existe uma senoide gerada, transformada e logo após transmitida.

 

Também sabemos que a senoide, muitas vezes é muito importante para o funcionamento de diversos equipamentos, como os motores por exemplo. Se por ventura, houver uma senoide distorcida, todos os equipamentos não conseguiram oferecer 100% de toda a sua capacidade, ou seja, em algum momento haverá perdas e perdas sempre serão desperdícios, considerando o mundo em que estamos vivendo. E neste caso estamos falando em perda de energia elétrica.

 

É muito comum ao longo dia percebemos pequenas quedas de energia que não chega a afetar os aparelhos elétricos, mais essas variações se estiverem ocorrendo com frequência podem queimar aparelhos eletrônicos que não estão preparados para receber essas variações constantemente.

 

Algumas pessoas optam por deixar seus aparelhos mais importantes ligados 24h a estabilizadores de tensão para evitar que essas quedas de energia estraguem seus bens. Essa não é a medida adequada uma vez que é necessário que as concessionárias ofereçam energia com qualidade para evitar que essas medidas se façam necessária. Em  locais onde exista quedas de luz constantes, não existe o menor cuidado entre as partes responsáveis por esse cuidado com a energia elétrica fornecida para aquela região.

 

 

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


90 Flares Twitter 0 Facebook 90 Google+ 0 90 Flares ×