Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Energia Eólica no Brasil – vantagem, desvantagem, produção, dicas

Energia Eólica no Brasil - vantagem, desvantagem, produção, dicas
100 Flares Twitter 0 Facebook 98 Google+ 2 100 Flares ×

Em um país onde 60% da energia elétrica é proveniente de hidrelétricas, a energia eólica no Brasil já é uma alternativa concreta e comprovadamente eficaz na produção de energia elétrica de forma renovável.
Neste artigo, iremos apresentar algumas informações sobre o cenário de energia eólica no Brasil.

Recomendo Dicas e curiosidade sobre energia elétrica 10 dicas importantes para economizar energia

Início da energia eólica no Brasil

No ano de 1992, teve início a operação da primeira turbina eólica do Brasil, localizada no arquipélago de Fernando de Noronha. Mas foi durante a crise energética de 2001 que os olhos se voltaram para a produção de energias alternativas e desde então o governo vem incentivando a produção de energia eólica no Brasil através de programas como o PROINFA – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.

Outra iniciativa do governo são os Leilões de Energia de Reserva (LER), sendo que em 2009 houve o primeiro leilão voltado exclusivamente para a energia eólica. Estes leilões tem como objetivo contratar um volume de energia de reserva para suprir eventuais necessidades na demanda energética do país.

Vantagens da Energia Eólica no Brasil

Ciclicamente o Brasil vem enfrentando crises de racionamento de energia devido à falta de água nas barragens hidrelétricas do país. Em contrapartida, a Energia Eólica torna-se uma fonte de energia adequada às necessidades do país, pois, o seu maior nível de produção se dá nas épocas que as chuvas diminuem, pois venta mais nessa época.
Uma das sugestões dos pesquisadores é que se faça uma suplementação da produção hidrelétrica nos meses de pouco chuva, através da produção de energia eólica. A sugestão é que se diminua a produção das hidrelétricas, preservando as reservas de água e suplemente esta produção com a energia eólica, e outras fontes de energia renováveis.
Apesar da maioria dos parques eólicos existentes hoje se concentrarem na região nordeste do Brasil, todo o país está apto para produzir este tipo de energia.

Veja também Como calcular o consumo de energia elétrica Energia renovável – vantagens e desvantagens Energia eólica uma alternativa para o mundo

Produção atual de Energia Eólica no Brasil

Segundo dados da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, a energia eólica fechou o mês de dezembro com participação de 4,4% na Matriz Elétrica Brasileira contra 62,8% da participação da Hidrelétrica. Vale ressaltar que em 2012 essa produção era de 0,6%.
Atualmente o Brasil possui 152 parques eólicos em operação. Mas alguns deles ainda não possuem linhas de transmissão onde acaba ocorrendo o desperdício da energia produzida. Além destes, existem 120 parques eólicos em construção e 350 parques eólicos contratados.
Veja na imagem abaixo o ranking dos estados brasileiros por capacidade eólica contratada.

Energia Eólica no Brasil - vantagem, desvantagem, produção, dicas

Energia Eólica no Brasil – vantagem, desvantagem, produção, dicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o crescimento da produção de energia eólica no Brasil, está aumentando o interesse de investidores internacionais que apostam no desenvolvimento deste tipo de energia no país. Mas o país está longe de ser referência na produção de energia eólica no Brasil quando comparamos a nossa produção com países da Europa, por exemplo.
O que o país precisa é que o governo aumente os incentivos a estes e outros tipos de energias renováveis e pare de olhar apenas para as hidrelétricas, antes que o Brasil tenha um colapso energético com conseqüências catastróficas.

Veja também Como montar um quadro de distribuição Dicas de instalação de um ventilador teto Aprenda como fazer a instalação correta de um ar condicionado split

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


100 Flares Twitter 0 Facebook 98 Google+ 2 100 Flares ×