Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Energia solar no Brasil – dicas, vantagem e desvantagem

Energia solar no Brasil - dicas, vantagem e desvantagem
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A energia solar é a energia proveniente do sol. Podemos considerar a Energia Solar como o primeiro tipo de energia do mundo. A milhões de anos a Energia Solar é essencial para animais e plantas que dependem dela para a sua sobrevivência.

Veja -> Aprenda como fazer a instalação correta de um Ar-condicionado Split

A Energia Solar no Brasil também é uma fonte de energia alternativa utilizada em todo mundo para a geração de energia através dos painéis solares térmicos ou painéis fotovoltaicos. É uma energia extremamente limpa e renovável.

Energia Solar no Brasil

Segundo o relatório “Um banho de Sol para o Brasil” do Instituto Vitae Civilis, por conta da sua localização e vasta extensão territorial, o Brasil recebe anualmente uma incidência de 1.013Mwh. Isto é o equivalente a 50 mil vezes o consumo anual de todo o país.

Em algumas áreas do Brasil, como no Nordeste, a incidência de raios solares é equivalente a locais onde estão instaladas as maiores usinas de energia solar do mundo, como o Deserto de Mojave na Califórnia, Estados Unidos.

Estes números revelam o grande potencial do Brasil para investimentos nesta área. Mas apesar destes números animadores, o número de equipamentos de captação de energia solar e geração de outras energias em atividade é muito pequeno. Isto se deve ainda ao custo para investimento em equipamentos.

Recomendo -> Conheça o ar-condicionado portátil e suas principais características

A boa notícia é que estes equipamentos estão cada vez mais potentes e o seu custo vem diminuindo.

Energia solar no Brasil - dicas, vantagem e desvantagem

Energia solar no Brasil – dicas, vantagem e desvantagem

Vantagens da Energia Solar

O investimento na utilização de Energia Solar no Brasil traria alguns benefícios para o país. São eles:

  • É gratuita: tendo em vista que a energia solar está disponível a todos, não há custos para a sua captação. E depois que o investimento inicial for recuperado, o consumo também se torna gratuito.
  • É inesgotável: A não ser que ocorra algo com o sol (o que significaria a nossa provável extinção), a energia solar está à disposição de todos, todos os dias.
  • Retorno rápido do Investimento: Dependendo da quantidade produzida X consumo, o retorno do investimento é rápido.
  • Economia: a economia com a conta de luz é considerável, chegando a R$1000/ano em residências com quatro adultos. Em comércios e indústrias é relativamente maior.
  • É sustentável: A energia solar não agride o meio ambiente, sendo considerada limpa e além de ser renovável.
  • Sem poluição sonora: O trabalho dos equipamentos é silencioso, não produzindo poluição sonora, como no caso da Energia Eólica.
  • Garantia dos Equipamentos: os equipamentos de captação de energia solar possuem manutenção baixa e vida útil próxima a 25 anos.
  • Expansível: O investimento em energia solar pode ser gradual, pois os coletores são expansíveis.
  • Acessibilidade: Em locais afastados dos grandes centros urbanos e por conseqüência, de difícil acesso às linhas de transmissão convencionais, o uso de painéis solares e placas fotovoltaicas se torna muito mais acessível e vantajoso.
  • Geração de empregos: o investimento neste setor também impacta positivamente as comunidade através da geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

Frente a esses dados, reafirmamos que a Energia Solar é uma excelente alternativa na produção de energia elétrica ou para aquecimento de água no Brasil.

Ressaltamos ainda a necessidade de políticas públicas de incentivo a captação de recursos e investimentos na área da Energia Solar, de forma a tornar o acesso a este tipo de sistema, viável econômica e socialmente.

Dica -> Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×