Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



EPI – Equipamentos para prevenção de acidentes

epi
217 Flares Twitter 0 Facebook 214 Google+ 3 217 Flares ×

 O profissional eletricista vem se tornando cada vez mais importante e necessários nos dias atuais. Como o mundo está cada vez mais moderno e tecnológico, tudo ao nosso redor esta conectado a fios e cabos de alta-tensão. As redes elétricas hoje nos possibilitam acesso às grandes vantagens da tecnologia, nos trazendo com isso conforto, interatividade além de muita praticidade.

 Mas, todo esse processo não funciona roboticamente, e nem foi colocado lá por mágica, é preciso que muito profissionais eletricistas desempenhem da melhor maneira possível o seu trabalho para que todas essas instalações as manutenções sejam feitas nas redes elétricas, sejam residenciais quanto empresariais. Essas atividades devem sempre ser desenvolvidas por profissionais devidamente qualificados e ainda supervisionados por outros legalmente habilitados.

 Além do conhecimento necessário para execução das tarefas os profissionais eletricistas precisam também de muita cautela, pois estão expostos todos os dias a riscos graves que, em alguns casos chegam a ser fatais.

 Para a sua segurança e que seu trabalho possa ser realizado de uma forma eficaz e sem nenhum risco, o eletricista precisa estar equipado com alguns equipamentos chamados, Equipamentos de Proteção Individual, os mais conhecidos EPI’s.

Equipamentos que dão segurança ao profissional eletricista.

equipamento de proteção individual

São considerados EPI’s toda ferramenta que seja de qualidade, que possua um cabo ou protetor de borracha com a função de isolante. Capacete com forro de borracha. Capa protetora, cujo revestimento seja em borracha. Luvas revestidas de borracha grossa. Sapatos com solado de borracha. Cinto de segurança, estilo paraquedista (usados em atividades desenvolvidas em alturas superiores a 2m). Viseira protetora de fagulhas. Escadas de madeira que possuam travas que sejam antiderrapantes em borracha. Estacas guia em madeira e alumínio com os cabos revestidos em borracha.

 É importante destacarmos que a profissão eletricista é uma profissão sujeita a vários riscos e acidentes, que ficam mais evidentes graças a imprudência e negligencia de alguns trabalhadores que se negam a usar ou desconhecem sobre os equipamentos responsáveis pela sua segurança. Aos empregadores é dever explicar a seus funcionários os riscos que estão expostos, e a maneira correta de usarem os equipamentos. Sendo extremamente importante certificar-se através de uma declaração que todos os equipamentos de segurança foram devidamente entregues a seus funcionários.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


217 Flares Twitter 0 Facebook 214 Google+ 3 217 Flares ×