Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Ferramentas contra alta voltagem para eletricista – dicas

Ferramentas contra alta voltagem para eletricista - dicas
251 Flares Twitter 0 Facebook 249 Google+ 2 251 Flares ×

Já falamos de muitas informações importantes na vida profissional de um eletricista, e o papo escolhido para hoje é a segurança. Há alguns eletricistas que trabalham com alta tensão, ou seja, em linhas de energia que têm uma capacidade muito grande de transmissão de volts de eletricidade. O trabalho para esse tipo de eletricista é perigoso, e para evitar riscos, é essencial utilizar algumas ferramentas especializadas para auxiliar nas instalações e nos reparos.

Pensando nisso, hoje falaremos de ferramentas que são específicas para auxiliar um eletricista em ambientes de alta voltagem. Confira a seguir:

 

Ferramentas contra alta voltagem para eletricista - dicas

Ferramentas contra alta voltagem para eletricista – dicas

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Os equipamentos de proteção individual (EPI) são itens indispensáveis para eletricistas que precisam trabalhar com alta voltagem. Luvas, mantas, mangas, esteiras e capas isolantes, assim como outros equipamentos, evitam o contato irregular com fios de alta de tensão. Além disso, há os óculos de proteção e capacetes próprios para esse tipo de atividade, já que eles precisam suportar uma voltagem maior, pois se acontecer algum contato com a linha de tensão, serão responsáveis por absorver a carga.

 

FERRAMENTAS PARA MANIPULAÇÃO

Em nosso segundo tópico, contamos com as ferramentas de manipulação, que servem para os momentos em que os eletricistas precisam “tocar” em diversos componentes que são condutores de rede. Neste caso, temos o bastão de manobra. Grande parte desse tipo de ferramenta conta com fibra de vidro, que tem um isolamento especial contra a alta voltagem que existe no cabo do bastão. Além de permitir a manipulação de fio de alta voltagem, o bastão consegue se ajustar a tamanhos diferentes, conforme as necessidades.

 

EQUIPAMENTOS PARA ESCALADA

Os eletricistas que trabalham com serviços de alta voltagem também contam com algumas ferramentas de escalada para postes. As alças de cintura, por exemplo, passam em volta do poste e se fecham ao cinto de escalada do eletricista, que fica na cintura. Já as caneleiras com esporas, se fixam a áreas como panturrilha, tornozelo e pés, para garantir uma segurança ainda maior, além de aderência e controle para fixar a perna e subir.

 

FERRAMENTAS MANUAIS

Boa parte das ferramentas que são utilizados pelos eletricistas é manual. Tomadas, chaves, catracas, alicates, martelos, entre outros itens não podem faltar na bolsa do eletricista, que fica disposta em sua cintura. Elas possuem cabos especiais, que contam com isolamento contra alta voltagem, para evitar queimaduras e choques.

 

EQUIPAMENTOS DE TESTE

Um eletricista que trabalha com tensão alta, precisa ter à sua disposição alguns medidores para conseguir testar a voltagem, amperagem e resistência das linhas elétricas. O multímetro, por exemplo, é um medidor capaz de realizar medições múltiplas. Existem outros, que testam apenas algum item específico, como por exemplo, a trava de resistência. Esses equipamentos de teste são seguros para testar diferentes componentes que têm alta tensão, tais como capacitores, fiação e transistores.

 

ATENÇÃO!

Os equipamentos de segurança precisam seguir as normas, afinal, trabalhos realizados em situações de alta voltagem podem ser perigosos, e precisam de responsabilidade para evitar acidentes.

 

Gostou? Então curta e compartilhe!

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


251 Flares Twitter 0 Facebook 249 Google+ 2 251 Flares ×