Fibra óptica – Sua aplicação e seus tipos

Fibra óptica – Sua aplicação e seus tipos
32 Flares Twitter 0 Facebook 32 Google+ 0 32 Flares ×

A fibra óptica é uma espécie de seguimento de fio extremamente fino e maleável, feita de um vidro do tipo ótico que funciona de forma de forma eletricamente isolante.

Sua função primordial nos sistemas eletrônicos, informática e de telecomunicação é transmitir conteúdo digital através de sinais em forma de luz por longas distâncias numa velocidade incrível.

Internet Wifi – dúvidas, sinal, dicas, passo a passo
Camera Infravermelho – como funciona, dicas, passo a passo
Segurança com sistema eletrônico

Composição da fibra óptica

fibra-optica2

 

 

 

 

 

 

 

 

A fibra óptica é composta por um núcleo finíssima feito de vidro em fibra pelo qual a luz passa sem nenhum possibilidade de interferência. Envolvendo o núcleo vem uma interface, material do tipo ótico que espelha a luz para o núcleo e por fim vem a capa parte final da composição que geralmente possui uma estrutura plástica para proteger a interface e núcleo de possíveis interferências.

Tipos de Fibras

fibra-optica3

 

 

 

 

 

 

 

 

Quantos aos tipos de fibra, existem dois mais utilizados, que possuem usos diferentes e especificações diferentes como você pode acompanhar abaixo:

Fibras monomodo

A transmissão da luz do tipo infravermelha passa pelas fibras monomodo, através de apenas um modo, como a figura acima mostra e como o próprio nome sugere. Esse tipo de fibra permite transmissões de sinais para maiores distâncias visto que o prolongamento da dispersão do laser é maior, é uma fibra que custa mais pois se mostra mais eficiente em termos de velocidade em relação as fibras multimodo.

Fibras multimodo

As fibras multimodo também transmitem luz infravermelha, porém sua composição utiliza as propriedades dos LEDS, diodos emissores de luz. Seus núcleos maiores permitem passar mais de um sinal como mostra a figura acima. Essas fibras são largamente utilizadas em redes de curto alcance comos as redes locais de empresas e estabelecimentos pequenos como Call Centers.

Outras aplicações para a fibra de óptica

No geral, as fibras ópticas são largamentes utilizadas mais nas aplicações que envolvem a telecomunicação, sobretudo com grande impacto no desenvolvimento da Internet e Televisão, porém ela também é muito utilizada em procedimentos na medicina, como a laparoscopias e outros que são feitos por médicos especialistas em oftalmologia.

Principais Vantagens

A principais vantagens na utilização são em termos de velocidade e segurança, sendo que cada vez ela se sobressai aos fios de cobre, sendo ela um ideal recurso para encurtar distâncias e facilitar os processos da telecomunicação, sofrendo menos ou quase nenhum interferência do tipo eletromagnética por causa de sua propriedade isolante, ter menos perda total de sinal durante transmissões e ser composta de um material, o vidro, mas fácil de se obter na natureza facilitando assim as condições de comercialização para os vendedores, fornecedores e também usuários finais dos meios de telecomunicação e informática.

 

Sem a utilização dessa ferramente revolucionário não teríamos todo esse avanço em termos de velocidade de acesso e streaming de vídeo, sinal e transmissão de dados, assim devemos muito a essa tecnologia que ainda está para se desenvolver mais ainda numa era onde se promete conectar a internet a tudo (Internet de Tudo e Internet das Coisas) além de oferecer maior abrangência com a realidade virtual e conteúdos de alta resolução.

 

 

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *