Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



O que é chave de fim de curso

fim de curso
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

 

Você que é um profissional da elétrica com certeza já deve ter si deparado com algum projeto que especifica a necessidade de ter um interruptor no final da linha de processo que pudesse enviar um pulso, mas qual mecanismo seria proveniente para tal finalidade, bom de tanto pesquisar com outros eletricistas a maioria me indicou a chave de fim de curso.
Aprenda como fazer a instalação de um ar condicionado split
Como escolher o modelo de ar condicionado ideal
Quantas lampadas podem ser instaladas em um disjuntor? dicas
Bom, comecei a pesquisar sobre este utensilio na internet e vi que não havia muitas coisas sobre ele, por isso resolvi fazer este artigo falando mais sobre este modelo de chave e sobre a minha experiência.

Então vamos começar a chave de fim de curso também é conhecido em alguns lugares como microswitch, ele é um interruptor muito famoso no mundo dos comandos elétricos, isso porque ele possui uma infinidade de aplicação, modelos, estilos e capacidades que fazem com que seus projetos cheguem a perfeição, independentemente se a aplicação for pesada ou não.

Características das chaves de fim de curso

As chaves de fim de curso consistem basicamente de um comutador elétrico onde ele faz uma mínima força mecânica atuada em sua haste pode atuar no circuito empregado, estes utensílios possuem uma vida muito longa, isto é em uma aplicação leve ela chega em média  a 1 milhão de ciclos, já em um comando mais pesado, ela pode chegar a 10 milhões de ciclo a vida útil desse equipamento.

Esses equipamentos geralmente possuem  um contato fechado, mas que também existem os abertos, mas elas tem como semelhança possuir apenas um contato, lembre-se de não se levar pelas aparências, como diz o ditado “tamanho não é documento”, esta filosofia se enquadra certinho para a chave de fim de curso, isto porque ela suporta correntes de alta grandeza, o que por exemplo possibilita o acionamento de motores.

Aplicações das chaves de fim de curso

No caso da mecatrônica essas chaves de fim de curso possuem inúmeras aplicações, isto vai depende da criatividade do instalador, ela pode ser utilizada de todos os jeitos para que o circuito seja acionado, isso se deve a possibilidade de customização da haste de acionamento da chave.

Vamos supor que a sua chave de fim de curso está distante do ponto de acionamento, assim você necessita que o produto acione a microswitch, mas a sua haste de acionamento é muito curta, deste modo é possível que você prolongue a sua haste de um modo que transita pelo circuito até que chegue a chave de fim de curso e a acione.

O custo de duma chave dessas é barata e são bem versáteis, tendo assim um custo beneficio perfeito para o seu projeto.

Confira a baixo algumas aplicações do circuito eletrônico deste equipamento:

  • Inversão de Polaridade
  • Circuito de Tempo
  • Mudança de Estados ou Funções
  • Acionamento Biestável

Modelos de chaves fim de curso

As chaves de fim de curso é composta por 3 elementos: Designer da caixa, contatos e atuadores. Deste modo é preciso sempre levar em conta algumas coisas, como por exemplo, o espaço disponível para instalar uma, o grau de proteção que você necessita e etc.

Esta etapa é muito importante, isto por que se você escolher o errado seu projeto pode não funcionar adequadamente.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

POSTAR UM COMENTÁRIO


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×