Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Conceito de Fio Neutro – como é gerada a condução, identificação, dicas, passo a passo

Conceito de Fio Neutro - como é gerada a condução, identificação, dicas, passo a passo
1K Flares Twitter 0 Facebook 1K Google+ 1 1K Flares ×

Em uma contextualização extremamente prática e resumida, o condutor do fio neutro, também conhecido como fio neutro, conta com uma diferença de 0 (zero) volts em comparação com o fio terra, o que isso quer dizer basicamente, é que não existe nenhuma distinção de um potencial entre estes dois tipos de condutores. Entretanto, não é nada adequado nomear o condutor neutro de condutor neutro, já que se tratando de uma alternada (também chamada de concessionário), como se trata neste caso especifico, não há constatação de uma polaridade fixa.

Conceito de Fio Neutro - como é gerada a condução, identificação, dicas, passo a passo

Conceito de Fio Neutro – como é gerada a condução, identificação, dicas, passo a passo

Saiba mais sobre Geração do condutor neutro

A corrente contínua seria corresponde a corrente da bateria, enquanto que o condutor ou fio neutro é concebido pela espécie de ligação interna existente no equipamento do transformador. Geralmente, não há como existir uma circulação própria de corrente e de tensão com relação a Terra.

Saiba mais sobre Fases e suas respectivas tensões

Em um transformador com a saída (secundário) determinada em 220 Volts possuiria as tensões que serão registradas a seguir: entre fases = 220 Volts e entre fases e Neutro=127 Volts

Enquanto que um transformador com a saída (secundário) estabelecida em 380 Volts conta com as tensões estabelecidas na casa de: entre fases = 380 Volts e entre fases e Neutro = 220 Volts

Entretanto, quando nos referimos a um transformador com uma saída (também secundário) com alcance de 440 Volts, podemos compreender que este transformador teria as tensões de acordo com estas cifras: entre fases = 440 Volts e entre fases e Neutro = 254 Volts

Passo a Passo: Saiba como instalar um Ventilador de Teto
Fio terra – passo a passo de como fazer a instalação,onde e como usar, dicas
Fios e Cabos – Como fazer a fiação de um galpão, passo a passo, dicas

Saiba mais sobre Identificação do Fio Neutro

Quando se fala de um condutor neutro é importante frisar a forma com que as demais pessoais e/ou profissionais podem ser capazes de identificar. Neste caso, um condutor ou fio neutro pode ser facilmente reconhecido pela sua característica cor: Azul claro.

Já no que se refere a uma ligação de uma lâmpada com o seu interruptor, o fio neutro, geralmente, terá uma conexão direta com a lâmpada. Desta forma, o fio neutro pode não ser segmentado por um disjuntor ou um fusível. Muito pelo contrário, o condutor neutro precisa ser ligado ao barramento existente para este fim e/ou em dispositivos, tipo DR.

Vale lembrar que o fio neutro necessita ter zero volt, entretanto, em ocorrências, na qual a parte elétrica está implantada em sistema de transmissão de comunicação por rádio ou TV, há algo a mais, que é a indução magnética. A partir daí, no decorrer do neutro é realizado o desacoplamento para não ocorrer esta falha.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

4 Responses

  1. CARLOS diz

    VAMOS ESCLARECER ALGUMAS DAS DÚVIDAS….
    O NEUTRO NÃO PODE SER USADO COMO ATERRAMENTO, POIS CADA UM TEM SUA FUNÇÃO ESPECÍFICA. PORÉM , INFELISMENTE E GROTESCAMENTE ERRADO, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PERMITE QUE OS DOIS POSSAM SER INTERLIGADOS. (SÓ AQUI NO BRASIL ISSO ACONTECE). NA TEORIA ATÉ É ACEITÁVEL, PORÉM SE ACONTECER ALGUM PEOBLEMA ELÉTRICO NA INSTALAÇÃO, O PROBLEMA PODE VIR DOBRADO QUANDO OS DOIS FIOS ESTÃO INTERLIGADOS…
    EXEMPLO, NO CHUVEIRO ELÉTRICO, AS PESSOAS TEM ESSA MANIA NÉ, DE LIGAR JUNTO O NEUTRO E O TERRA, SE ALGUEM ESTIVER TOMANDO BANHO E OS DOIS FIOS INTERLIGADOS E CAIR UM RAIO NA REDE ELÉTRICA DO POSTE, CERTAMENTE ESSA PESSOA SOFRERÁ O CHOQUE ELÉTRICO PROVIDO DO RAIO. PORÉM SE OS DOIS FIOS ESTIVEREM SEPARADOS, LIGAOS CORRETAMENTE, VAI ACONTECER O CONTRÁRIO, A PESSOA CERTAMENTE NÃO SOFRERÁ O CHOQUE.

  2. Cintia Dezincourt diz

    Alguem pode esclarecer melhor como é originado o ponto neutro dentro de um transformador?

    • Gediael diz

      O neutro vem do nucleu do transformador, fechado em estrela

  3. Vinicius Krebs diz

    Tenho uma duvida que considero grande para mim. Por que temos que usar o neutro? O neutro não seria o terra? E porque quando ligamos entre fases não há curto? Obrigado XD

POSTAR UM COMENTÁRIO


1K Flares Twitter 0 Facebook 1K Google+ 1 1K Flares ×