Fio terra – passo a passo de como fazer a instalação,onde e como usar, dicas

Fio terra - passo a passo de como fazer a instalação,onde e como usar, dicas
604 Flares Twitter 0 Facebook 603 Google+ 1 604 Flares ×

Já falamos muito aqui no Portal Eletricista sobre fio terra, mas você sabe realmente o que é ele, como usar e outras dicas importantes?

Um fio terra não deve ser desprezado, pois embora não pareça, ele é muito importante para garantir a sua segurança.

 

fio terra aparelhos
fio terra aparelhos

QUAL É A FUNÇÃO DO FIO TERRA?

O aterramento tem como principal função, ser um escape de energia dispensável para um lugar seguro. Esse escape pode ser por razões de segurança, para aumentar a vida útil de equipamentos e até mesmo para algumas melhorias acústicas.

 

ONDE USAR?

O fio terra, dessa maneira, é o condutor que conecta todos os dispositivos que precisam fazer uso do seu potencial.

Segundo norma, os fios terras são de cor verde, ou em alguns casos, verde/amarela.

Podemos dizer que os dispositivos estão aterrados, quando estão conectados ao terra do circuito – condutor que realiza a função de aterramento.

As cargas elétricas podem ser tanto positivas quanto negativas, e a circulação das cargas conectadas a terra, evita que as pessoas sofram com possíveis choques elétricos.

Além disso, um sistema de aterramento minimiza os danos que podem ser causados em equipamentos, caso eles sofram com algum curto-circuito.

Um circuito elétrico, que tem um planejamento correto e a execução boa, precisa de um sistema de aterramento adequado.

 

COMO USAR

Para o aterramento, há as tomadas com três pinos, sendo dois para fase ou neutro e fase, e o terceiro, que fica isolado, que é o terra.

O fio de cobre é um excelente condutor, e diferente do corpo humano que pode sofrer choque, ele permite a circulação dos elétrons que escapam dos aparelhos sem maiores danos.

 

DICAS

A haste da caixa do medidor que é de aterramento não pode ser utilizada para aterrar os equipamentos dentro da sua residência, pois ela serve para aterrar o medidor especificamente, e não funciona para aterrar outros aparelhos internos da sua residência.

 

INSTALAÇÃO

O indicado, é fazer a instalação de uma haste nova de aterramento em um lugar que seja úmido do terreno, para então instalar o novo cabo condutor, e direcioná-lo para tomadas e outros equipamentos da casa.

De maneira geral, fazer um sistema de aterramento, seria colocar uma ou mais quantidade de hastes de cobre enterradas, para que elas sejam ligadas a um cabo ou fio que é estendido até as tomadas.

Nas tomadas, os cabos ou fios serão ligados no orifício que fica destinado para o terra (terceiro).

A cor para o fio terra deve ser verde ou verde/amarela como falamos anteriormente.

 

SISTEMA DE ATERRAMENTO

Um sistema de aterramento é essencial para a garantia da ligação com a terra, ser a melhor possível.

Próximo à caixa de medição de energia do local, no exterior do ambiente, o indicado é utilizar hastes de cobre com aproximadamente 2,4 metros, deixando cerca de 10 cm dessa haste para realizar a conexão com a fiação.

Gostou? Queremos ouvir as suas dúvidas e ajudar você a resolver os problemas que parecem mais difíceis. Deixe os seus comentários no final da página!

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

11 thoughts on “Fio terra – passo a passo de como fazer a instalação,onde e como usar, dicas

  1. Na minha casa o padrão é trifásico, tenho três fases e um neutro.
    Na minha cidade a corrente é 110.
    Não tem aterramento, tô querendo fazer o aterramento agora.
    Posso aterrar a aste no quintal, no final da casa, passando por toda casa, sangrando o mesmo à cada ponto de tomada para aterrar-las?
    Precisa passar o fio do aterramento pela caixa de distribuição ou passo direto?
    Precisa de disjuntor para o aterramento?

  2. OLA BOA NOITE,EU GOSTARIA DE SABER SE VOCES TEM AULA SOBRE COMO CONSERTAR CONTATORAS, POIS FIZ UM CURSO MAIS NAO DOMINO O ASSUNTO. OK SOU ELETRICISTA DE UMA EMPRESA CONSTRUTORA E PRECISO MUITO APRENDER MELHOR O ASSUNTO. OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA DOS SRS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *