Portal Eletricista

Dicas Gerais sobre instalação elétrica



Fios e Cabos – Como fazer a fiação de um galpão, passo a passo, dicas

Fios e Cabos - Como fazer a fiação de um galpão, passo a passo, dicas
114 Flares Twitter 0 Facebook 111 Google+ 3 114 Flares ×

Um galpão facilita muito na hora de auxiliar diversos trabalhos, e depois de construído é bacana pensar na instalação de tomadas e lâmpadas, e até mesmo levar para lá diversas ferramentas elétricas, máquinas para projetos, fios e cabos entre outras possibilidades.

 

Se você quer fazer a fiação do seu galpão, confira a seguir as nossas dicas.

 

COMO FAZER FIAÇÃO DE GALPÃO – PASSO A PASSO

  1. O primeiro passo é conectar o seu galpão à fonte de energia principal da residência. Depois disso, será necessário abrir uma valeta, de mais ou menos 45 cm de profundidade para iniciar o projeto.

 

  1. Siga colocando o eletroduto, e através dele os cabos subterrâneo com o calibre de 4 ou 6 na valeta, puxando. Será necessário instalar uma caixa de junção no galpão e na área da casa que fornece a energia. Ligue então os cabos subterrâneo diretamente no interior de cada uma das caixas de junção, com auxílio de desencapador de fios, chave de fenda e cortadores de fio.

 

  1. O próximo passo é ligar no terminal do disjuntor o fio preto, na barra do fio neutro o fio branco e no parafuso da barra de aterramento o fio verde (terra). As caixas de junção normalmente contam com terminais que são distinguidos por cores, siga as orientações do fabricante.

 

  1. Preencha a valeta aberta quando a energia for ligada na caixa do galpão.

 

  1. Faça os furos necessários nas vigas, e certifique-se também de fazer furos no teto, para instalar as luminárias ou qualquer outro fio que siga de um lado para o outro.
  2. Faça a montagem das caixas para tomadas e interruptores, seguindo as orientações do fabricante.

 

  1. Para um galpão pequeno, apenas um circuito que serve para as tomadas básicas e outro para as lâmpadas já serão suficientes.

 

  1. Siga com a instalação das tomadas, dos interruptores e das tampas.

 

  1. Depois disso, você também poderá instalar os aparelhos que deseja colocar no galpão.

 

  1. Os disjuntores precisam ser testados depois da instalação, e devidamente encaixados para evitar qualquer falha na caixa.

 

  1.  O passo final será desencapar cada um dos fios individuais, ligar o fio com cada cor ao seu respectivo terminal na caixa de junção. Ligar o fio preto ao respectivo disjuntor; na barra neutra o fio branco e por fim, o fio verde à barra de aterramento.

 

  1.  Agora é a hora mais esperada, ligar a sua energia, verificar se cada interruptor, tomada, assim como os demais equipamentos estão funcionando corretamente e usufruir bastante do seu galpão, com energia para facilitar os seus trabalhos e projetos.

 

A instalação de uma fiação de um galpão precisa seguir detalhes que são conhecidos apenas por profissionais qualificados, então não se esqueça de contratar um eletricista de confiança e garantir um serviço que realmente fará a diferença em seu projeto, sem nenhum tipo de dor de cabeça.

 

Quer ter as suas dúvidas respondidas aqui no portal? Envie as suas sugestões nos comentários e não perca a oportunidade de ficar por dentro de grandes dicas da área.

Postar Comentários

Comentários

Tags:

2 Responses

  1. adilson diz

    Rapaz essa de fio branco no neutro foi dose. Existe normas técnicas e uma delas é que neutro tem obrigatoriedade de ser de cor azul claro .fica a dica.

  2. Eduardo diz

    Vcs indicam algum curso de nr 10 ou nbr 5410 online de confiancao e bom?

POSTAR UM COMENTÁRIO


114 Flares Twitter 0 Facebook 111 Google+ 3 114 Flares ×