Fita isolante elétrica – Do que é feita, qual a utilidade, como usar, cuidados, dicas

Fita isolante elétrica - Do que é feita, qual a utilidade, como usar, cuidados, dicas
189 Flares Twitter 0 Facebook 189 Google+ 0 189 Flares ×

Prática e muito útil, a fita isolante elétrica é um produto de uso comum que, além da tradicional utilização para proteção de fios de eletricidade, admite muitas outras funções em várias situações distintas. Confira abaixo mais informações e dicas sobre como usar a fita isolante elétrica!
Capo PP – Qual a função
Tabela de disjuntores – Como escolher
Fibra óptica – saiba tudo sobre isto

De que é feita a fita isolante elétrica?

 

A fita isolante elétrica é produzida com base em materiais não-condutores da eletricidade e, por esse motivo, tem uma elevada utilidade no que respeita ao isolamento de fios elétricos e não-elétricos, servindo também para segurar cabos de iluminação. Com respeito aos seus elementos constituintes, a fita isolante elétrica é geralmente feita de plástico, sendo que o vinil é o material mais freqüentemente escolhido por conta da sua propriedade elástica e elevada durabilidade.

 

Para que serve a fita isolante elétrica?

 

Devido às suas propriedades, a fita isolante elétrica admite múltiplas finalidades, sendo por isso usada não só por eletricistas mas também por profissionais de outras áreas, nomeadamente músicos e atletas.

 

Com relação ao seu uso nas instalações elétricas, a fita isolante é normalmente preta por conta da sua resistência ultravioleta; no entanto, os profissionais da área da eletricidade recorrem a fitas isolantes de cores distintas para diferenciarem os níveis de tensão e fases de cada fio. Em comum, as fitas isolantes têm o fato de serem produzidas com vista à proteção contra incêndios em caso de superaquecimento e, por essa razão, são recursos seguros para utilizar quando os fios elétricos se encontram expostos sem o respectivo invólucro de proteção.

 

Como usar?

 

A aplicação da fita isolante elétrica é fácil, rápida e econômica, no entanto só deve ser realizada em instalações elétricas por profissionais com experiência nessa atividade. Por norma, a fita é colocada nos fios que se encontram expostos, sendo envolvida em torno do fio por meio de uma ligeira pressão para que se mantenha no arame – isto é, com o objetivo de manter os fios isolados e seguros ao toque, além de garantir a impermeabilidade da superfície.

 

É importante que a fita seja protegida com algum tipo de revestimento para que não haja lugar à formação de umidade, no entanto é necessária alguma precaução para que não fique muito apertada (sob pena de estiramento excessivo e desprendimento). Com relação à sua remoção, a fita isolante elétrica pode ser facilmente retirada sem que sejam deixados resíduos de cola adesiva sobre a fiação.

 

Cuidados a ter com a fita isolante elétrica

 

Independente dos rigorosos testes de qualidade a que são submetidas durante o seu processo de fabricação, as fitas isolantes elétricas não garantem, por si só, a segurança do seu utilizador na hora de serem usadas sobre fiações elétricas.

Nesse sentido, é necessário observar alguns cuidados para evitar acidentes e preservar a integridade física do seu utilizador:

  • Evitar ligações improvisadas (“gambiarras”);
  • Manter os fios longe do contato com água ou qualquer solução aquosa;
  • Não realizar amarração da fiação sobre partes metálicas ou ferragens;
  • Evitar, tanto quanto seja possível, deixar a fiação elétrica bagunçada pelo chão sem qualquer tipo de proteção.

 

 

 

 

 

Postar Comentários

Comentários

About

View all posts by

One thought on “Fita isolante elétrica – Do que é feita, qual a utilidade, como usar, cuidados, dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *